DÚVIDAS

«Bolo de laranja» e «notícias dele»
Tenho uma grande dúvida relativa ao complemento determinativo. A minha professora deu-nos um powerpoint no qual dá dois exemplos que eu não compreendi. Um deles é "O bolo de laranja estava muito bom", sendo dito que "de laranja" é complemento determinativo. Não seria aposto, já que está a completar o sentido do nome? O outro é "Ninguém teve notícias dele" e é dito que "dele" é complemento determinativo. Não seria complemento direto? Muito obrigada!
E como palavra denotativa
No contexto abaixo, seria possível inferir que a conjunção e por si só está fazendo as vezes da preposição sobre ou equivalentes como «quanto a», «em relação a», etc. Ou seria apenas casos em que se omite a preposição? «E sua mãe, para onde ela foi?» (Quanto a sua mãe, para onde ela foi?) «E o dinheiro, o que faço para reavê-lo?» (Sobre o dinheiro, o que faço para reavê-lo?) Agradeço desde já pela disponibilidade, compreensão e apoio de sempre!
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa