DÚVIDAS

«Casal “gay”» ou «par “gay”»?
Tem havido alguma polémica sobre a utilização da expressão «casal gay»... Muitos defendem que deveria ser «par gay», pois são dois "iguais" (ou «par homossexual» em vez de «casal homossexual»). Normalmente usa-se «casal» quando duas pessoas vivem numa casa em circunstâncias equivalentes à do matrimónio. Usar «par» neste caso é redutor e não reflecte a realidade emocional das duas pessoas envolvidas.
Deícticos pessoais, espaciais e temporais
No próximo teste de Português, a minha professora vai colocar alguns exercícios com frases em que teremos de assinalar os elementos deícticos: pessoais, espaciais e temporais. Tenho algumas dúvidas quanto à forma de classificação e, mais importante, se os pronomes de 3.ª pessoa são considerados deícticos pessoais. Por exemplo, na frase: «Dei-lhe aquela boneca», eu classificaria dei como deíctico pessoal (flexão 1.ª pessoa) e lhe também; aquela seria deíctico espacial. E referiria também dei e ontem como deícticos temporais (referentes ao passado). Esta análise estaria correcta? Uma forma verbal pode ser simultaneamente deíctico pessoal e deíctico temporal, i. e., posso incluir em ambas as categorias? Podem ajudar-me? É uma questão um pouco difícil de interpretar...
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa