Pôr e seus derivados (contrapor, dispor, depor, compor, etc.)
A palavra "dispôr", com o sentido de possuir, tem, ou não tem, aquele acento circunflexo?
Diferença entre preposição e conjunção
Qual a diferença entre preposição e conjunção?
A regência de proteger
Em que casos se usa «proteger de» e em que casos «proteger contra»? Ex.: «O jardineiro protegeu as rosas do vento/contra o vento.» No Houaiss só há exemplos com «proteger de», enquanto no dicionário da Academia das Ciências de Lisboa há exemplos com as duas formas.
Muito obrigada pela resposta.
Lana-caprina
Hoje, casualmente, encontrei de Bento da Cruz as suas Histórias de Lana-Caprina, da Editorial Notícias.
Podem indicar-me como se formou esta palavra?
«Casal “gay”» ou «par “gay”»?
Tem havido alguma polémica sobre a utilização da expressão «casal gay»...
Muitos defendem que deveria ser «par gay», pois são dois "iguais" (ou «par homossexual» em vez de «casal homossexual»).
Normalmente usa-se «casal» quando duas pessoas vivem numa casa em circunstâncias equivalentes à do matrimónio. Usar «par» neste caso é redutor e não reflecte a realidade emocional das duas pessoas envolvidas.
Não há nada a acrescentar
Não deveria ser antes, «não há algo a acrescentar»? A negação de nada é algo, logo se não há nada é porque há algo.
Entre parênteses
Escreve-se "entre parênteses" ou "entre parêntesis"?
Plural de porta-
Como é que se forma o plural (se é que existe) de palavras compostas que começam com porta-, como porta-moedas, porta-chaves, etc. Obrigado.
Deícticos pessoais, espaciais e temporais
No próximo teste de Português, a minha professora vai colocar alguns exercícios com frases em que teremos de assinalar os elementos deícticos: pessoais, espaciais e temporais. Tenho algumas dúvidas quanto à forma de classificação e, mais importante, se os pronomes de 3.ª pessoa são considerados deícticos pessoais. Por exemplo, na frase: «Dei-lhe aquela boneca», eu classificaria dei como deíctico pessoal (flexão 1.ª pessoa) e lhe também; aquela seria deíctico espacial. E referiria também dei e ontem como deícticos temporais (referentes ao passado). Esta análise estaria correcta? Uma forma verbal pode ser simultaneamente deíctico pessoal e deíctico temporal, i. e., posso incluir em ambas as categorias? Podem ajudar-me? É uma questão um pouco difícil de interpretar...
A origem da expressão «passar as passinhas do Algarve»
Qual a origem da expressão «passar as passinhas do Algarve»?
