Concordância com tudo
Na oração «a lida, o sonho, a morte e a alegria é tudo o que se colhe na existência», qual é o sujeito e predicativo?
O correto não seria «a lida, o sonho, a morte e a alegria SÃO tudo o que se colhe na existência»?
Obrigado.
Paleossolo
Tenho lido a palavra paleossolo escrita com dois esses e com um só.
Creio que a existência de vogais obriga aos dois s mas a corrupção já chegou às palavras...
Tenha aparecido / interessassem
A minha dúvida trata-se da aparência do conjuntivo em orações subordinadas depois de um verbo principal seguido pelo advérbio "apenas" (na acepção de "somente"). Não entendo porque o modo conjuntivo é admissível em alguns exemplos, como nos que seguem: 1. [Auto do frade por João Cabral de Melo Neto] Noto apenas é que o juiz, que na execução capital é mais importante que o réu, é até sua figura central, não tenha aparecido aqui.... 2. [O meu exemplo] Ele apenas lia coisas que lhe interessassem mesmo. No primeiro exemplo, eu tivesse escrito "apareceu" em vez de "tenha aparecido". No segundo exemplo, seria admissível escrever "que lhe interessaram mesmo"?
O vocativo como deítico
Podemos considerar o vocativo como deítico pessoal?
Concorde
Na resposta intitulada "Locução verbal. outra vez". O dr. José Neves Henriques escreveu a seguinte frase: «A análise que preferi parece-me mais simples e um pouco mais concorde com o sentido da frase.» Minha dúvida « mais concorde» ou «mais concordante»? Obrigado.
Um caso de complemento do nome «aproximação»
Na frase «desencadeando antipatia e recusa da aproximação entre os mortais quando o caos aparece no horizonte», qual é a função sintática de «entre os mortais»? Complemento do nome de «aproximação» ou modificador do grupo verbal de «desencadear»?
Grata pela atenção.
«Actio nata» = «acção começada»
Gostaria de saber o significado de «actio nata».
Nomes deverbais sufixados com -mento
Na palavra reaparecimento, como será a análise morfológica?
Prefixo "re-", radical "aparec” sufixo “i + mento”? Isto porque em reaparece não existe “i” e interpreto que o “i” não pertence ao radical.
Se me puderem esclarecer, agradeço.
A palavra seguidista
Gostaria de saber se a palavra seguidista é aceita pela norma culta da língua portuguesa. Trata-se de um galicismo? Creio que esta palavra é empregada sobretudo em Portugal e não no Brasil. A minha observação está correta?
Muito obrigado.
«Dá direito a multa»
A frase «Dá direito a multa» está correcta?
