A forma obedecido corresponde ao particípio do verbo obedecer. Como é sabido, em diversos casos o particípio pode ser recategorizado como adjetivo. Também com o particípio obedecido esta situação tem lugar.
Não obstante, uma pesquisa efetuada no Corpus do Português, de Mike Davies, permite concluir que a maioria das situações de uso da forma ocorre enquanto particípio:
(i) na formação de tempos compostos:
(1) «Ele tem obedecido às ordens.»
(ii) em orações passivas1:
(2) «As regras são obedecidas (pelos funcionários).»
(iii) em orações participiais:
(3) «Ele pode entrar, obedecido o disposto na lei.»
As situações em que o particípio é convertido em adjetivo parecem ser em número mais reduzido, uma vez que o seu aparecimento em orações copulativas corresponde sobretudo a uma construção passiva, muitas vezes com elisão do agente da passiva (como em (2)). Podemos, no entanto, identificar usos de obedecido na categoria de adjetivo em frases como (4):
(4) «Este é o livro mais obedecido.»
Nesta frase, obedecido tem a função de modificador do nome e representa uma propriedade relativamente estável de livro2.
Disponha sempre!
1. Note-se que embora o verbo obedecer não seja transitivo direto permite a formação de construção passiva, sendo uma exceção à regra geral. Cf. Duarte in Raposo et al., Gramática do Português. Fundação Calouste Gulbenkian, p. 435.
2. Este é um dos traços que permite distinguir particípios de adjetivos, como explicam Veloso e Raposo in ibidem p. 1483.