DÚVIDAS

O regionalismo manaxo (Douro e Beiras)
Estou a fazer uma releitura das obras de João de Araújo Correia, conhecido pela sua correcção na escrita do português, e encontrei no livro "Terra Ingrata" no conto "A mulher do Narciso", a seguinte frase: «No tanque onde as mulheres sujas procuravam desencardir os manachos em água estagnada...» Procurei nos dicionários online, mas não encontrei significado para a palavra "manachos". Será que me podem esclarecer? Obrigado.
O conceito de comunicação
Por favor, eu gostaria de sanar uma dúvida sobre teoria da comunicação. Eu estava estudando esse assunto e me deparei com o seguinte conceito sobre comunicação: «É um processo que envolve a troca ou compartilhamento de IDEIAS entre 2 ou mais interlocutores por meio de signos (verbais ou não verbais), regras semióticas convencionadas e mutuamente entendíveis." Desculpe se parecerem óbvios os questionamentos abaixo: Um "bate-boca" entre pessoas no qual há ocorrência de palavras vulgares é considerado comunicação? Uma "conversa fiada" idem? O motivo dessa minha dúvida é que eu tenho para mim que o significado de ideias se refere a algo mais intelectualizado, mais pensado teorizado e afins, uma vez que palavras obscenas e conversa fiada nada teriam a ver com intelectualidades, teorizações, pois parte de uma situação mais espontânea, que não passou por uma reflexão dos interlocutores. Entendem minha dúvida? Um YouTuber disse uma vez: «Pessoas intelectuais falam sobre IDEIAS e pessoas INCULTAS falam sobre pessoas.» Fiquei pensando sobre isso... Desde já, obrigado a vocês!
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa