DÚVIDAS

A expressão «ter adesão à realidade»
Nos vossos comentários a questões de interessados na língua portuguesa, distinguem o uso de adesão e de aderência em função do contexto em que é usada cada uma dessas palavras. Há no entanto uma situação que me tem trazido dúvidas. Deve dizer-se ou escrever-se «a ideia de que o capital internacional escolhe o seu destino de investimento tendo em conta a taxa de IRC não tem aderência à realidade», como escreveu João Taborda da Gama no Expresso de 23/09/2022, ou «... não tem adesão à realidade»? Como a expressão em causa tem o significado de «... não coincide com a realidade», parece-me que o uso do termo aderência está correto, embora não me “soe” bem. Será assim?
O novo sentido de patologia
Na maioria, senão mesmo na totalidade, os textos relativos aos estudos de anomalias detectadas em construções de engenharia civil definem as anomalias como patologias. A questão é a de saber se esta "apropriação" do conceito pela Engenharia Civil, e em particular pela Engenharia de Reabilitação (ramo emergente da Engenharia Civil), é correcta? Outra questão é a de saber se é possível falar, por exemplo, na patologia de um edifício ou em patologias de um edifício? Agradeço.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa