«À memória de»
Quero fazer uma dedicatória em minha dissertação a minha avó já falecida. Como escrevo?
Por exemplo: «À minha avó (in memoriam).»
Está certo assim?
A sintaxe do verbo faltar
Como se analisa sintacticamente a frase. «À minha entrada faltou solenidade»?
Pipocar e pipoqueiro
Luxemburgo culpa parte política por crise no Palmeiras: «Diretores pipocam para torcedor.»
Acusam Neymar de ser pipoqueiro...
Que significam estes termos?
Grato.
Prenda(s) ou presente(s)
Ao ouvir, há dias, o animador de serviço na Rádio Comercial (creio que era o Diogo Beja), ouvi referir qualquer coisa acerca de prendas de Natal, que logo foi corrigida com esta frase, perante a minha estupefacção: «Não, não se diz prendas; presentes.» Daí em diante só se falou em presentes. A minha dúvida é só uma: qual é a regra linguística que determina que não se diz «prendas»? Ou foi o locutor que inventou essa? Ou será uma daquelas parvoíces, tão em voga na sociedade portuguesa, que alguns supostamente bem postos e muito socialmente correctos (tipo Paula Bobone), de vez em quando resolvem lançar como moda para toda a gente ir atrás, como um rebanho, sem sequer saber porque o fazem?
A expressão «não estar no gibi»
No Brasil, temos a expressão «não estar no gibi» («ser inacreditável, impossível de ser imaginado»). Vocês saberiam me informar a origem da palavra gibi bem como me dar uma pista sobre a motivação linguística ou extralinguística para a expressão «não estar no gibi»?
A diferença entre revogar e rescindir
Existe alguma diferença entre as palavras revogar e rescindir, ou as mesmas são sinónimos?
Obrigada.
A grafia de diretor-presidente
Director-presidente, ou Director-Presidente?
«Ver-se grego»
Poderão elucidar-me, por favor, sobre a origem da expressão «ver-se grego para...», com o sentido de «ter muita dificuldade em...»?
Obrigada.
Concordância verbal em caso de percentagem
Primeiramente quero agradecer ao prezado Sr. José Neves Henriques por sua resposta, como sempre muito atenciosa, à pergunta que fiz sobre pronomes indefinidos.
Feito isto, gostaria de que me fosse dito quais das frases abaixo estão certas no que diz respeito a concordância verbal.
A) 1% dos alunos saíram da sala.
B) 1% dos alunos saiu da sala.
C) 20% da turma saiu da sala.
D) 20% da turma saíram da sala.
E) A turma toda discordou. Mas só 20% saíram.
F) A turma toda discordou. Mas só 20% saiu.
G) Todos os alunos discordaram. Mas só 1% saiu.
H) Todos os alunos discordaram. Mas só 1% saíram.
O livro "Curso de Gramática Aplicada aos Textos", de Ulisses Infante, diz que em casos de concordância verbal em que há sujeito formado por porcentagem mais substantivo (como nas frases de "A" a "D") o verbo pode concordar com a porcentagem ou com o substantivo indiferentemente.
Desta forma, todas as frases deste grupo de "A" a "D" estariam certas.
No entanto, outro famoso professor, em seu programa de televisão, afirmou que estes casos de sujeito expresso por porcentagem são relativamente novos na língua e que pertencem ao "tecnocratês". Disse também que as gramáticas tradicionais não fazem referência nenhuma a isto e que foi adotado como regra pelos jornais e revistas brasileiros concordar o verbo sempre com o especificador, quando este estiver presente. Assim sendo, no grupo de frases de "A" a "D", somente estariam certas as frases "A" E "C". Já quando o especificador não estiver presente (frases de "E" a "H"), aí sim a concordância deve ser feita com a porcentagem, disse o referido professor. Seguindo este raciocínio, no grupo de frases de "E" a "H" somente estariam certas as frases "E" e "G".
Perante essas duas informações contraditórias (contraditórias nos casos em que está presente o especificador, pois o livro nada fala sobre os casos em que não há especificador), desejava, então, saber qual a orientação do Ciberdúvidas sobre isto de como fazer a concordância verbal em casos de porcentagem, quer esteja presente ou não o especificador.
Muito obrigado.
À medida que / na medida em que
Deve-se sempre usar "à medida que", como expressão correta, ou "na medida que" e "na medida em que" também são aceitas?
