A diferença entre travessão e hífen - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A diferença entre travessão e hífen

Como muitos outros que se utilizam da Língua Portuguesa como ferramenta de trabalho, tenho várias dúvidas e, por isso, vivo em constante consulta.No computador temos as opções de utilizarmos o Traço (= 2 hifens emendados) e o Travessão (= 4 hifens emendados). Qual é o que corresponde ao "Travessão" da Língua Portuguesa digamos "brasileira"?

Manoel Militão de Azevedo Advogado Brasília-DF, Brasil 9K

Desde já lhe peço que me desculpe por não ser um especialista de “língua portuguesa brasileira” nem ter percebido bem a sua dúvida. Vamos lá ver se consigo ajudar.Na língua portuguesa (e julgo que dos dois lados do Atlântico), temos o travessão («sinal constituído por traço horizontal maior que o hífen, da largura do quadratim, usado, entre outras coisas, para indicar a mudança de interlocutores num diálogo, separar título e subtítulo numa mesma linha, substituir parênteses para efeito de ênfase», cf. Dicionário Houaiss) e o hífen («sinal para separar, na escrita, elementos de vocábulos compostos, de sílabas na translineação e na ligação de enclíticas, mesoclíticas e proclíticas», cf. Dicionário da Porto Editora), também chamado de traço de união (ou «traço-de-união», na grafia substantivada do Houaiss).

Com funções marcadamente distintas, o que distingue visualmente um do outro é o tamanho, sendo o travessão (–) maior que o hífen (-). Inexplicavelmente para mim, não há nos teclados uma tecla directa para o travessão, ao contrário do que sucede para o hífen. Os utilizadores mais experientes conseguem obter um travessão perfeito mantendo premida a tecla Alt ao mesmo tempo que digitam, no teclado numérico (aquela “calculadora” no lado direito) a sequência 0150. Os utilizadores que não conhecem este recurso costumam “fintar” tal dificuldade utilizando dois hífenes seguidos (--) a fazer de travessão, nomeadamente nas redacções da imprensa, onde os programas informáticos, aquando da paginação de tais textos, costumam assumir essa indicação dupla do hífen como um travessão. Confesso que foi a primeira vez que ouvi falar em quatro hífenes seguidos. Espero ter ajudado.

 

Cf. O uso do hífen e do travessão

Rui Gouveia