Deliberar e decidir
Existe diferença de significado entre os vocábulos decidir e deliberar? Será que se pode considerar que a deliberação precede a decisão?
A regência do verbo fugir
Tenho uma dúvida e ficaria imensamente feliz se pudessem me esclarecer. Qual a regência do verbo fugir? Seria «fugir de algo (ou alguém)», ou «fugir a (algo ou alguém)»? Qual seria a preposição correta?Desde o momento, agradeço a atenção que será atribuída ao assunto.
Clítoris vs.clitóris
Como é que se pronuncia a palavra clitoris? Leva acento no i (i.e. é esdrúxula)? O o é aberto?
Obrigado.
Socio-
Há uma dúvida que há muito não consigo ver esclarecida. Trata-se do problema da hifenização e acentuação das palavras compostas com o elemento «sócio-». No Prontuário Ortográfico de M. Parreira e J. M. de Castro Pinto, das Edições Asa (6.ª ed.), na p. 114, vêm vários exemplos de «palavras compostas por elementos de natureza adjectival terminados em o», como afro, agro, euro, etc., cuja regra é utilizar sempre o hífen: afro-europeu, agro-pecuário. Pareceria que o «sócio-» se encaixaria nesta categoria. No entanto, muitas vezes vi já escritas as palavras «sociocultural» ou «sociolinguística», inclusivamente no próprio dicionário Aurélio, onde aparecem as formas «sociolinguística/o» e «sóciopolítico» (note-se a divergência quanto à acentuação). A minha dúvida é portanto quer em relação ao emprego do hífen, quer em relação à acentuação do elemento «sócio-»: sócio-cultural, sóciocultural ou sociocultural? Sócio-simbólico, etc.? Obrigada, desde já, pelo esclarecimento que me puderem prestar.
Guitarra "v.s." viola
Sou estudante na Universidade de Coimbra e toco guitarra de Coimbra. Chamo ao meu instrumento simplesmente guitarra. É normal usar também este termo para designar a viola clássica. Pergunto, é correcto chamar guitarra à viola clássica, ou será um estrangeirismo "pop" do inglês "guitar".
Vão vir
Embora já tivesse identificado o tipo de construção de frase que a seguir irei exemplificar (em algumas regiões de Portugal), gostava de saber se é correcta: «Eles vão vir...». Aproveito para lembrar que ainda hoje ouvi exactamente esta frase a uma jornalista, na RTP2.
Sobre o elemento alto- em alto-falante e alto-relevo
Porque a palavra alto não se pluraliza em alto-falante, porém se pluraliza em alto-relevo?
As expressões pisa-mansinho, maria-vai-com-as-outras e bumba-meu-boi ficam invariáveis no plural?
Grata.
A acentuação em concluído
Ao redigir um texto em meu trabalho, deparei-me com a seguinte dúvida: pelas regras do Novo Acordo Ortográfico (já vigente), a palavra concluído leva acento?
«Tolerância de ponto» ou «ponte»?
Nesta semana, por causa do feriado de 5 de Outubro ter coincidido com a terça-feira, a comunicação social falou quer de «tolerância de ponto», quer de «tolerância de ponte». Qual é afinal a expressão correcta?
Agradeço a vossa resposta.
Sobre melhor e os graus comparativo e superlativo
Qual é o grau absoluto sintético do adjetivo melhor?
