A acentuação em concluído - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A acentuação em concluído

Ao redigir um texto em meu trabalho, deparei-me com a seguinte dúvida: pelas regras do Novo Acordo Ortográfico (já vigente), a palavra concluído leva acento?

Tereza Barros Schiavon Magalhães Funcionária pública estadual Ubá, Brasil 16K

O adjetivo e particípio passado concluído não altera a sua grafia com o Acordo Ortográfico de 1990, mantendo o acento agudo no i.

Nota: Sobre este tema, o ponto 1 da Base IX (Da acentuação das vogais tónicas grafas i e u das palavras oxítonas e paroxítonas) do AO estipula o seguinte:«As vogais tónicas/tônicas grafadas i e u das palavras oxítonas e paroxítonas levam acento agudo quando antecedidas de uma vogal com que não formam ditongo e desde de que não constituam sílaba com a eventual consoante seguinte, excetuando o caso de s: adaís (pl. de adail), , atraí (de atrair), baú, caís (de cair), Esaú, jacuí, Luís, país, etc.; alaúde, amiúde, Araújo, Ataíde, atraíam (de atrair), atraísse (id.), baía, balaústre, cafeína, ciúme, egoísmo, faísca, faúlha, graúdo, influíste (de influir), juízes, Luísa, miúdo, paraíso, raízes, recaída, ruína, saída, sanduíche, etc.».

Eunice Marta
Tema: Acordo Ortográfico Classe de Palavras: verbo
Áreas Linguísticas: Léxico; Ortografia/Pontuação Campos Linguísticos: Tempo/Modo/Pessoa/Número (verbos); Acento