O plural do substantivo masculino alto-relevo é realmente altos-relevos. Este substantivo da área das artes plásticas refere «uma figura que se esculpe ou molda sobre uma superfície da qual se destaca em acentuado relevo, podendo apresentar pormenores totalmente libertos daquela superfície». O plural do substantivo masculino de alto-falante é alto-falantes. Em acústica, esta palavra refere «um aparelho destinado a transformar um sinal de audiofrequência em onda acústica ou megafone».
As palavras compostas por um adjectivo e um substantivo geralmente fazem o seu plural nos dois constituintes, como acontece em altos-relevos. No caso de alto-falante, o plural é alto-falantes, pois a palavra é constituída pelo advérbio alto e pelo adjectivo falante. Como os advérbios são palavras invariáveis, pluraliza apenas o adjectivo falante. De notar que em português europeu é mais frequente o termo altifalante.
Quando o primeiro termo do composto é um verbo ou uma palavra invariável e o segundo elemento é um substantivo ou adjectivo, só o segundo vai para o plural. No caso de pisa-mansinho, o plural é pisa-mansinho, uma vez que é constituído pela forma pisa do verbo pisar + a palavra invariável mansinho (elemento da locução adverbial de mansinho, que significa devagar, ao de leve, calmamente). Esta palavra refere-se a uma pessoa sonsa, dissimulada ou manhosa.
No caso de bumba-meu-boi, flexiona-se apenas o primeiro elemento: bumbas-meu-boi. A palavra maria-vai-com-as-outras é invariável, sendo formada pelo nome próprio Maria + forma vai do verbo ir + preposição com + a + outra, referindo-se a uma «pessoa sem vontade própria».