Armazenagem e armazenamento
Dos pares abaixo, qual das palavras é a mais correcta? Qual a diferença entre elas?
Armazenagem ou armazenamento?
Acidular ou acidificar?
Tamponar ou tamponizar um meio (em química)?
Abreviatura de “designer”
Qual a abreviatura correcta para a designação "designer" que representa uma classe de profissionais (regra geral com licenciaturas específicas em "design")?
É usual encontrar as abreviaturas "Dsr", "D.er" e "Des".
Tem-lo e tem-no
Agradeço a resposta à questão que coloquei em relação à expressão "i-las". No texto tenho uma gralha uma vez que escrevi "dificuldades inicias" em vez de "dificuldades iniciais". Se esta gralha puder ser corrigida agradeço. Já em relação ao acento que coloquei em "í-las", reconheço que foi erro meu e a resposta é esclarecedora. Aproveito para colocar outra questão: «Sabes, há muito que não vejo o António. Tu tem-lo visto?» Para além de querer saber se a formulação está correcta, a minha dúvida encontra-se na formação de "tem-lo". Resulta de "tens"+"o" o que faria cair o "s" de "tens" e o "o" passaria a "lo", mas se assim fosse, em rigor teria que escrever "ten-lo" visto. Como é que o "n" passa a "m"? E há casos em que o "o" passe a "no" em vez de "lo" ? "Tem-no" visto faz sentido? Obrigado.
Infinitivo flexionado / não flexionado: cabe-nos fazer...
Quando o sujeito da oração principal é diferente do sujeito do infinitivo, flexiona-se este. Exemplo: «É necessário fazermos alterações no projeto da fábrica».
E em frases como a seguinte, em que há um elemento que identifica o sujeito do infinitivo, flexiona-se também obrigatoriamente?
«Cabe-nos fazer (ou fazermos?) alterações no projeto da fábrica.»
Crase. Baile a fantasia
Gostaria de saber se a expressão "baile à fantasia" possui ou não crase. Se possuir crase, peço a gentileza de me explicarem o motivo, pois não consigo compreender o uso da crase nessa expressão, já que " baile a rigor" não requer o uso do artigo masculino (ao rigor!).
Desde já agradeço a ajuda.
A etimologia e o significado de Páscoa
Desejo saber a definição de Páscoa e também a etimologia.
Encontrei "pesach" do hebraico: passagem.
Outro tratamento dado a uma freira
Não deverá ser utilizado o tratamento de Reverendíssima Madre?
«Ir à praia» vs. «ir para a praia»
«Prefiro ir a pé à praia» ou «prefiro ir a pé para a praia»?
Qual é correto?
Obrigada
«Olhar em sua volta» e «olhar à sua volta»
Preciso saber de modo claro: «olhar em sua volta» ou «olhar a sua volta»?
As consoantes líquidas
Se possível, gostaria de saber por que razão se designam por líquidas consoantes como l, r. No caso das oclusivas, existe uma oclusão. Nas vibrantes há a vibração da úvula...
Então qual a explicação para as líquidas?
Grata pela atenção.
