DÚVIDAS

Estados Unidos: plural, ou singular?
Desde já agradeço por esse belo serviço disponibilizado. Vamos ao problema. Tive uma aula em minha universidade onde a professora pediu que realizássemos correções em frases citadas por ela. Abaixo, segue a frase que gerou dúvidas e algumas discordâncias: a) «Os Estados Unidos afastou-se da reunião geral.» Na correção dela, ficou assim: «Os Estados Unidos afastaram-se da reunião geral.» Na minha, questionei que se o verbo não concordava com o artigo, já que Estados Unidos é um nome próprio, e coloquei: «O Estados Unidos afastou-se da reunião geral.» Ela disse que estava errado e que o artigo deveria ficar no plural e não podia vir no singular. Perguntei porquê, e ela não soube me responder. Neste site, achei a seguinte citação: (ITEM 3.8)   a) Artigo singular = verbo singular b) Artigo plural = verbo plural E aí? ? Na minha opinião, ambas formas estão corretas.
Para-, meta-, hiper/bole
Obrigado pela sua resposta, essa sim objetiva e conclusiva, sobre casa / casal / casamento (24/mar). Pergunto hoje quais são as semelhanças e diferenças, etimologicamente, a ressaltar sobre os termos a seguir: para-bólico, hiper-bólico, sim-bólico, ana-bólico, cata-bólico, meta-bólico, e talvez outros da mesma família quanto ao sufixo. Para que não haja uma meia resposta, duplico a pergunta de outra forma: (1) que quer dizer a primeira parte de tais palavras (o que chamo aqui de prefixo: para, meta, hiper, ...); (2) que quer dizer a segunda parte (o que aqui chamo de sufixo, bole ou bólico para todas); e enfim (3) que quer dizer o conjunto, o sentido real, histórico e atual, de cada termo. Coopero colocando perguntas claras e estruturadas. Desculpem-me se de "tom pouco amável", mas têm o mérito de serem eficazes. Pretendo assim provocar as respostas de que necessito: de forma e conteúdo equivalentes, ou seja, claras, diretas, estruturadas, e assim eficazes. Obrigado.  
A etimologia da palavra emoção
Numa obra traduzida pode-se ler: «emoção provém do latim emovere, que significa "tirar ou afastar do movimento".» Em outra obra, de um autor português, lê-se: «emoção deriva das palavras latinas ex + movére, que significam "mover para fora"». E ainda numa outra obra, em inglês no original, pode ler-se: «emotion is derived from latim, e + movere. It originally meant to migrate or transfer from one place to another.» No dicionário de Cândido Figueiredo pode ler-se: «Acto de deslocar (...) do latim emotus.»Gostaria de saber a razão de tal diversidade e qual a exacta etimologia da palavra emoção. Não interessa a sua conceptualização científica, na acepção da psicologia. A talhe-de-foice seria interessante, também, saber as etimologias de: afecto, afectividade, significação, sentir, sensação. Grato pela vossa atenção e serviço!
Palavras terminadas em -aria / -eria
Em que condições se usa -aria ou -eria nas palavras formadas: barbarismos? Neologismos: formação incorrecta das palavras. Ex. alfaiataria nunca poder ser alfaiateria? Sufixos (dentro dos afixos) Estabelecimento: papel, papelaria - livro, livraria Qualidade: velhaca, velhacaria Colecção: escada, escadaria -aria = sufixo nominal: Ajuntamento Colecção Abundância (casaria, infantaria) Questão: quando é que uma palavra termina em -aria e quais a condições em que é mais correcto o uso de -eria??
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa