Sobre a transitividade dos verbos acreditar e esquecer
Gostaria de saber qual a transitividade do verbo acreditar e do verbo esquecer e também porque está errada a seguinte frase:
«Acredita-se serem possíveis que as atividades laborais do mercado informal possam, num certo momento, propiciar a transição para o emprego assalariado formal.»
Locuções verbais
Gostaria que me retirassem uma dúvida sobre locuções verbais.
Gostaria de saber:
1. "As estrelas parecem brilhar". É locução verbal e "As estrelas parece brilharem" NÃO É. Por que? 2. "As tarefas que nos competiam realizar eram árduas" está errado (o correto é competia). Não faço idéia do por quê. 3. "Resolver ir" é locução verbal? Por quê?
Ficarei muito grato com as respostas.
Obrigado.
«Hei de lhe dizer», sem hífenes
O hífen era comum nas expressões hei-de, hás-de, etc. etc. Com o Acordo Ortográfico [de 1990], passamos a hei de, hás de. Até aqui é claríssimo.
Havia também casos mais complexos com dois hífenes no mesmo conjunto como hei-de-lhe, hás-de-me, etc. Imagino que as formas gráficas corretas passam a ser hei de lhe, hás de me.
Ou teria alguma sensatez, cair o primeiro hífen e não o segundo, e passarmos a grafar "hei de-lhe," "hás de-me"?
Grato.
Antónimos / antônimos: calmo / madrugada
Gostaria de saber o antônimo/antónimo e o sinônimo/sinónimo das palavras calmo e madrugada.
A abreviatura de «com conhecimento»
Somos quatro secretárias com uma dúvida: quando fazemos uma carta/fax, qual é a abreviatura correcta de «Com conhecimento» — "C.c.", "C.C.", ou outra qualquer?
Muito obrigada.
Plural de fax e xerox
Palavras como fax (ou telefax) e xerox têm plural?Sou jornalista em Belém, Norte do Brasil (a cidade, aliás, tem forte influência portuguesa), acesso a Internet de minha própria residência e gostaria de aproveitar para dar-lhes os parabéns por esse trabalho tão útil para todos nós.Com certeza, voltarei outras vezes para tirar novas dúvidas.
Para além disso
Gostaria de saber se se deve dizer «para além disso» ou «para além isso». Disseram-me que seria a segunda forma a estar correcta e como me parece desprovida de lógica resolvi recorrer ao vosso serviço. Muto obrigado por qualquer esclarecimento.
Convite com crase
Socorro! Minha esposa está escrevendo um livro e o título é: "Gestalt : Um convite a mudança". O que o título quer deixar transparecer é: "Gestalt : um convite (às pessoas para, através dela, conseguirem) mudança". Eu penso que, no título, «a mudança» não leva crase, pois não está o artigo «a» em momento algum. Minha defesa é que, se eu usasse uma palavra masculina, por exemplo, orgasmo, eu escreveria: «um convite a orgasmo» e não «um convite ao orgasmo». Por favor, respondam logo, pois o livro já está pronto para ser impresso, sem falar na possibilidade de crise matrimonial…
Os diminutivos de espada, farol, ilha, estátua e de rio
Preciso de vários diminutivos das palavras espada, farol, ilha, estátua e rio. Obrigada!
Vagem = bagem = "bage"
«Ela explicou-lhe, ao ouvido:
— Já, sim, filha, que tenho estado a abarrotar, comi umas bajes e tenho estado!... E aquele homem, aquele gelo! O Sr. Ernesto vem para os meus sítios, hem?
— Como um fuso, minha senhora!»
Eça de Queirós, O Primo Basílio (1878)
Junto envio breve citação da obra de Eça de Queirós que contem o vocábulo "baje". Após consultar vários dicionários da língua portuguesa, todos são omissos. Poderá ter acontecido algum erro tipográfico! Assim, venho por este meio solicitar a vossa imprescindível ajuda.
Obrigado.
