Maiúsculas e minúsculas, após sinais de pontuação
Após um ponto de interrogação, pode-se começar a próxima frase por minúscula?
Estou em dúvida sobre a construção de um trecho de uma pergunta anterior que fiz ao Ciberdúvidas, qual seja:
"E estas, então, estariam gramaticalmente certas no que se refere à língua culta padrão? Se não, qual o erro? Estariam erradas porque não falamos assim, pelo sentir da língua? Incorretas, porque há algum impedimento gramatical? Qual seria?"
As dúvidas são estas:
1) a frase "qual seria?" (a última) poderia ter sido iniciada por minúscula?
2) Aquela vírgula, após a palavra "assim", poderia ser substituída por um ponto de interrogação e a frase seguinte ("pelo sentir da língua?") continuar sendo escrita com letra minúscula?
3) Por favor, naquilo a que se propor o Ciberdúvidas, poderiam dizer em que casos e após que sinais de pontuação é obrigatório o uso de maiúscula, e quando é obrigado o uso de minúscula, e quando é facultativo?
4) A propósito, já vi, em textos de Machado de Assis, escrever ele, após um ponto de exclamação, ora com minúscula ora com maiúscula, mas nunca entendi direito a diferença. Eis aqui exemplos, retirados do livro "Memórias Póstumas de Brás Cubas":
(...)
"Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios."
(...)
"Viram-me ir umas nove ou dez pessoas, entre elas três senhoras, - minha irmã Sabina, casada com o Cotrim, - a filha, um lírio-do-vale, - e... Tenham paciência! daqui a pouco lhes direi quem era a terceira senhora."
(...)
Poderiam, então, dar algumas dicas que permitissem entender também porque, após um ponto de exclamação, Mestre Machado umas vezes usa maiúscula (Onze amigos! Verdade é...) e outras minúscula (Tenham paciência! daqui a pouco...).
Ouso imaginar, dentro de minhas limitações, que possa ser algo assim: quando o ponto de exclamação substitui uma vírgula, usa-se letra minúscula após ele; quando substitui um ponto final, letra maiúscula então. Mas será que é assim mesmo? E se fosse, isso valeria para o ponto de interrogação também? E para os outros sinais? Não sei. Não sei. Não sei... Conto com suas explicações.
Muito obrigado.
A crase em «Em relação à disciplina»
Na frase «Qual sua expectativa em relação a disciplina em questão?», o a próximo de disciplina tem crase? Em caso afirmativo, qual a regra que justifica a crase?
Ter/terem
Como é correcto dizer: "eles estão à espera de terem acesso" como se vê frequentemente na imprensa escrita e nas legendas da TV ou: "eles estão à espera de ter acesso"?
Classe e subclasse de palavras
Gostaria que me esclarecessem esta dúvida: conjunção é só por si uma classe de palavras, ou a classe é conjunção coordenativa ou subordinativa? Por exemplo, «e» pertence à classe das conjunções e é subclasse das coordenativas copulativas; ou pertence à classe das conjunções coordenativas e é subclasse das copulativas?
O diminutivo e o aumentativo de asa, de coração, de chefe e de velho
Qual é o diminutivo e o aumentativo de asa, coração, chefe e velho?
Obrigada desde já pela resposta.
… do 8.º e 9.º ano
Qual ou quais são as formas correctas? Os alunos dos oitavo e nono anos; Os alunos dos oitavos e nonos anos; Os alunos do oitavo e nono anos; Os alunos do oitavo e nono ano;
Qual o feminino de poeta?
No feminino, diz-se poetisa ou poeta? É que, a propósito da atribuição do Prémio Rainha Sofia a Sofia de Mello Breyner, ouvi ao poeta Manuel Alegre chamar-lhe «(grande) poeta da língua portuguesa». E ao também poeta e escritor Vasco Graça Moura a chamar-lhe «grande escritor da literatura portuguesa». É que uma anterior resposta no Ciberdúvidas esclarece que a mulher que faz poesia é poetisa. Logo a mulher que escreve, grande ou pequena, é escritora. Em que ficamos?
Muito obrigado.
O provérbio «Mais vale um pássaro...»
Que significa o provérbio «Mais vale um pássaro na mão que dois voando»?
Cheques, escrita por extenso
Qual a maneira correta de se preencher a folha de cheque?
Ex.: 10.510,10
1) Com vírgula e preposição (e): Dez mil, quinhentos e dez reais e dez centavos; 2) Direto, sem vírgula: Dez mil quinhentos e dez reais e dez centavos; 3) Dez mil/quinhentos e dez reais/dez centavos.
Contratante e contratado
Uma empresa compradora impõe um texto a todos os seus fornecedores (condições gerais de compras) onde estes aparecem como «contratantes». Não deveria ser antes «contratados»? Será que é indiferente?
Obrigado pelo esclarecimento.
