DÚVIDAS

Maiúsculas e minúsculas, após sinais de pontuação
Após um ponto de interrogação, pode-se começar a próxima frase por minúscula? Estou em dúvida sobre a construção de um trecho de uma pergunta anterior que fiz ao Ciberdúvidas, qual seja: "E estas, então, estariam gramaticalmente certas no que se refere à língua culta padrão? Se não, qual o erro? Estariam erradas porque não falamos assim, pelo sentir da língua? Incorretas, porque há algum impedimento gramatical? Qual seria?" As dúvidas são estas: 1) a frase "qual seria?" (a última) poderia ter sido iniciada por minúscula? 2) Aquela vírgula, após a palavra "assim", poderia ser substituída por um ponto de interrogação e a frase seguinte ("pelo sentir da língua?") continuar sendo escrita com letra minúscula? 3) Por favor, naquilo a que se propor o Ciberdúvidas, poderiam dizer em que casos e após que sinais de pontuação é obrigatório o uso de maiúscula, e quando é obrigado o uso de minúscula, e quando é facultativo? 4) A propósito, já vi, em textos de Machado de Assis, escrever ele, após um ponto de exclamação, ora com minúscula ora com maiúscula, mas nunca entendi direito a diferença. Eis aqui exemplos, retirados do livro "Memórias Póstumas de Brás Cubas": (...) "Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios." (...) "Viram-me ir umas nove ou dez pessoas, entre elas três senhoras, - minha irmã Sabina, casada com o Cotrim, - a filha, um lírio-do-vale, - e... Tenham paciência! daqui a pouco lhes direi quem era a terceira senhora." (...) Poderiam, então, dar algumas dicas que permitissem entender também porque, após um ponto de exclamação, Mestre Machado umas vezes usa maiúscula (Onze amigos! Verdade é...) e outras minúscula (Tenham paciência! daqui a pouco...). Ouso imaginar, dentro de minhas limitações, que possa ser algo assim: quando o ponto de exclamação substitui uma vírgula, usa-se letra minúscula após ele; quando substitui um ponto final, letra maiúscula então. Mas será que é assim mesmo? E se fosse, isso valeria para o ponto de interrogação também? E para os outros sinais? Não sei. Não sei. Não sei... Conto com suas explicações. Muito obrigado.
Qual o feminino de poeta?
No feminino, diz-se poetisa ou poeta? É que, a propósito da atribuição do Prémio Rainha Sofia a Sofia de Mello Breyner, ouvi ao poeta Manuel Alegre chamar-lhe «(grande) poeta da língua portuguesa». E ao também poeta e escritor Vasco Graça Moura a chamar-lhe «grande escritor da literatura portuguesa». É que uma anterior resposta no Ciberdúvidas esclarece que a mulher que faz poesia é poetisa. Logo a mulher que escreve, grande ou pequena, é escritora. Em que ficamos? Muito obrigado.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa