Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Classe e subclasse de palavras

Gostaria que me esclarecessem esta dúvida: conjunção é só por si uma classe de palavras, ou a classe é conjunção coordenativa ou subordinativa? Por exemplo, «e» pertence à classe das conjunções e é subclasse das coordenativas copulativas; ou pertence à classe das conjunções coordenativas e é subclasse das copulativas?

Jorge da Cunha Professor Arruda dos Vinhos, Portugal 29K

Uma classe de palavras é um conjunto de palavras que apresentam o mesmo comportamento sintáctico. Tradicionalmente, referem-se as seguintes classes de palavras: − nomes − adjectivos − verbos − advérbios − interjeições − determinantes − pronomes − preposições − conjunções. Cada uma destas classes pode ser subdividida se os seus elementos forem agrupados de acordo com propriedades específicas que apresentam. Assim, dentro da classe dos nomes, por exemplo, encontram-se as subclasses dos nomes próprios e dos nomes comuns. Do mesmo modo, no interior da classe das conjunções, encontramos as subclasses das conjunções coordenativas e das conjunções subordinativas. Por sua vez, cada uma destas subclasses também pode ser subdividida. Dentro da subclasse das conjunções coordenativas, encontramos as subclasses das: − conjunções coordenativas copulativas; − conjunções coordenativas adversativas; − conjunções coordenativas disjuntivas; − conjunções coordenativas conclusivas. Assim, e pertence à classe de palavras das conjunções. Se quisermos especificar, diremos que pertence à subclasse das conjunções coordenativas. Se quisermos ser mais específicos ainda, diremos que e pertence à subclasse das conjunções coordenativas copulativas.

Eva Arim