DÚVIDAS

Pontuação: vírgula antes de mas
Examine-se a seguinte frase: "Não é possível cair um prédio, mas os cálculos estarem certos". Minha dúvida é a colocação ou não da vírgula antes de "mas". Observe-se que as orações "cair um prédio" e "mas os cálculos estarem certos" são ambas sujeito da oração principal, e os núcleos do sujeito não devem ser separados por vírgula. No entanto, no Brasil a regra manda antepor vírgula antes da palavra "mas". Com a vírgula, contudo, a relação de dependência entre a oração iniciada por "mas" e a oração principal deixa de existir. Como resolver o problema? Obrigado.
Abreviaturas/correspondência
Tendo surgido algumas dúvidas gostaria de saber como iniciar uma carta, correctamente, já que as dúvidas surgem pela variedade de formas com que nos deparamos no nosso dia-a-dia. A – Título não seguido de nome 1) No caso de licenciados Exmo. Sr. Dr./Eng.º ou Exmo. Senhor Dr./Eng.º 2) No caso de doutorados - Exmo. Sr. Doutor ou Exmo. Senhor Doutor - Exmo. Sr. Prof. Doutor ou Exmo. Senhor Professor Doutor B – A mesma dúvida surge quando se endereçam os sobrescritos ou se fazem listagens, com o título seguido do nome. A questão põe-se quanto ao uso de abreviaturas ou não, ou será que há uma hipótese mista?
Saudação, vocativo, vírgula
Minha dúvida é relacionada ao uso de vírgula para isolar o vocativo quando se usa uma interjeição. Por exemplo, o correto é escrever «Olá, Paulo! Tudo bem?», ou «Olá Paulo! Tudo bem?». Classifico a palavra olá como uma interjeição e, por isso, deduzo que o segundo caso esteja correto (sem vírgula), como ocorre nos exemplos da resposta da pergunta 9405. No entanto, na resposta da pergunta 15011, a palavra olá é separada do vocativo. Em outros sites da língua, também encontrei essa incoerência. Existe alguma diferença entre essas interjeições, ou minha compreensão está errada? Enfim, gostaria de saber se posso separar interjeição de vocativo e se a palavra olá é uma interjeição. Obrigado!
Maiúsculas após os pontos de interrogação e de exclamação?
Apesar de ter dado uma lida prévia em perguntas parecidas, não ficou claro para mim como proceder. Por favor, gostaria que esclarecessem: Depois de ponto de exclamação ou de interrogação, quando o pensamento não estiver inteiramente completo ou quando se seguir uma oração de narrador, usa-se letra maiúscula ou minúscula? Exemplos: «Que é isso? você enlouqueceu?» «No mundo tereis tribulação, mas, coragem! eu venci o mundo.» «Que paisagem linda! exclamou Pedro.» «Que você dizia? indagou Lúcia»? Ou: «Que é isso? Você enlouqueceu?» «No mundo tereis tribulação, mas, coragem! Eu venci o mundo.» «Que paisagem linda! Exclamou Pedro.» «Que você dizia? Indagou Lúcia»?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa