«A título de contrapartida»
Estou com duas dúvidas porque sempre achei que era de uma maneira, e no entanto fui corrigida hoje.
A expressão «à título de contra-partida» é com "a" craseado? E "contra-partida" possui hífen ou não?
Obrigada pela atenção.
Vírgula antes de "onde"
Observe a frase: Os turistas dirigiam-se ao litoral, onde a natureza os esperava. Em um exemplo de oração sub. adjetiva restritiva, o autor utilizou a frase acima. Acredito ser mesmo restritiva, mas o uso da vírgula antes da palavra "onde" está correto? Por quê? Obrigado e aguardo resposta.
Socializar / sociabilizar
Qual a diferença entre socializar e sociabilizar?
Registo familiar, registo popular e registo cuidado
Gostava de saber as diferenças entre o registo familiar, registo popular e o registo cuidado e se existe mais registos de língua na nossa língua!
Obrigada.
Palavras-chave e ideias-chave
Como identificar num texto as palavras-chave, as idéias-chave?
Moldávia vs. Moldova
No Código de Redação Interinstitucional da UE, mais precisamente no anexo da lista dos estados e territórios, apresentam-se para o respectivo país as designações Moldávia e «República da Moldávia». Mas existe também uma nota que diz: «República da Moldova para efeitos protocolares».
Afinal, como se deve dizer/escrever em português? Moldávia, ou Moldova?
Obrigado.
Raptar / sequestrar
"Existe diferença entre raptar e sequestrar?
Se sim, quando é que se diz que uma pessoa foi raptada? E sequestrada?
Agradeço a resposta e aproveito para felicitar o vosso bom trabalho.
«Versus»
Gostaria de saber se a utilização em português da palavra "versus" é correcta. Tenho consultado vários dicionários e nenhum deles contém esta palavra. Será necessária? Ou devemos dizer por exemplo "em relação a" (depende, evidentemente, do contexto).
Obrigado.
A expressão «Sim, senhor»
Li num prontuário que comprei a expressão «Sim, senhor» deve ser adaptada em função do receptor, ou seja: a uma mulher digo «sim, senhora»; a um homem, «sim, senhor»; a dois homens, «sim, senhores»; a duas mulheres, «sim, senhoras». É de facto assim, ou também posso usar «sim, senhor», independentemente de com quem falo? Antecipadamente, muito obrigado.
Quilo (e não "kilo")
Gostaria de saber como se escreve, por extenso, kilo ou quilo? Obrigada.
