Para vs. pára pós-Acordo ortográfico de 1990
Escrevo para dizer que aprecio positivamente o Acordo Ortográfico. Porém, e deparando-me com a regra em que se menciona a indiferenciação gráfica entre para (preposição) e pára (forma verbal), não compreendi a lógica desta opção. De facto, até cheguei a fazer alguns exercícios (bastante caricatos) sobre como esta situação pode ser francamente confusa.
Passo o exemplo:
«Para para que possas reflectir,para para que possas sonhar calmamente,para que o teu trabalho seja frutuoso para,para para olhar o teu redorcom a placidez dos sábios.Para com as soluções gratuitas,para com o facilitismo imprudentepara com a melhor das intençõessingrares depois num áureo caminho.»
Qual é, enfim, o sentido desta regra?
Locução: verbal, adjectiva, etc.
Reconheço as locuções adjetivas (exemplo: «dia de chuva») e as locuções verbais (exemplos: «vou amar», «estou para partir») . Minha dúvida é se existem locuções substantivas. Agradeço a atenção.
Bege e não 'beije'
Devo escrever beige ou beije (côr)?
O plural de cirurgião
Qual o plural masculino de cirurgião? "Cirurgiães", "cirurgiões"?
Aprendi que, nas palavras terminadas em ão, o plural se fazia tendo em conta a palavra latina no acusativo plural, caindo o n, substituído pela vogal nasal (leonem, leones – leões; manum, manus – mãos; canem, canis – cães).
Nesse sentido, e considerando chirurgianum, chirurgianes, penso que o correto é "cirurgiães". Mas ouço e vejo constantemente, dizer e escrever "cirurgiões" – até por amigos médicos da especialidade de cirurgia...
Neologismos e estrangeirismos
Sei a definição de neologismo, mas continuo sem ententer o que é. Gostaria que me enviassem uma definição mais clara, contendo alguns exemplos de elementos nacionais e estrangeiros; e como esses "neologismos estrangeiros" vieram para o Brasil.
Oficialmente e oficiosamente
Qual a diferença de significado entre estes dois advérbios de modo (oficialmente e oficiosamente) e em que situações deverão ser utilizados?
Onomatopeias de A a Z
Queria saber de onomatopeias de A a Z. Queria saber o mais depressa possível!
Áudio e vídeo
A trabalhar há vários anos no sector da electrónica, apercebi-me que já existem em alguns dicionários as palavras (estrangeirismos ou neologismos?) áudio e vídeo. Estas são acentuadas ao contrário das originais. Qual a forma correcta?
Bia
Sou pai de uma menina de nome Beatriz. Na entrada O hipocorístico de Beatriz, refere-se Bia (com i) e não "Bea" (com e) como a hipótese correcta, sem, contudo, ser apresentada, ao que me parece, uma explicação lógica. Qual é afinal a argumentação para se escrever com i quando Beatriz se escreve com e?
A grafia de indústria e industrial
Queria saber a razão de a palavra "indústria" ser acentuada, e "industrial" não.
