Prefixo des- ou dis-
Diz-se: desarmonia mas discordância. Minha pergunta é: há uma regra a reger o uso desses prefixos na língua portuguesa?
Paradoxo e oxímoro
Gostaria que me fizessem o favor de me elucidar sobre a diferença entre paradoxo e oxímoro. Até hoje considerei que oxímoro é o aproveitamento estilístico de um paradoxo, mas dizem-me que não é bem assim sem entretanto me esclarecerem. Será possível fazerem-no para mim? Com os meus agradecimentos.
Apoiam / apóiam
Secretários apóiam. A frase esta correta? A palavra "apóiam" é mesmo acentuada?
Condicional presente
Tenho visto em vários manuais de Língua Portuguesa a designação de "Presente do condicional". Esta designação é correcta?
«Para que» em frase interrogativa
Gostaria de saber se a expressão «para que» corresponde a uma conjunção adverbial final na frase:
«E para que serve originalidade, se você não pode produzir em massa?»
«Acertar na muche»
Diz-se «acertar na "muche"»? Ou é 'buche'? Já li e ouvi das duas maneiras... Qual a origem e o significado da expressão?
Obrigado.
Quem de direito
Tem estado na moda nos últimos anos a expressão «quem de direito», utilizada no sentido de «quem é responsável por» ou «a quem concerne uma questão».
Ouço recorrentemente frases como «pergunta a quem de direito» e outras do mesmo estilo. Apesar de perceber o significado da expressão, não percebo a sua construção (sem verbo) nem sei se estará correcta em português.
Queiram por favor fazer a gentileza de me esclarecer estes dois pontos.
Muito obrigada.
Galo, Galaró e galarote
Num programa infantil, no canal 2, utilizava-se o termo "galaró" julgo que como diminutivo de “galo”. Fui ao dicionário Houaiss e encontrei apenas "galarote" e "galarucho". Não existe "galaró". Qualquer destes diminutivos é afectivo ou pejorativo? Obrigada pela resposta.
Parênteses
Chamo-me Rui Medeiros Silva e sou estudante na Faculdade de Ciências do Porto, local onde estou a aceder ao vosso "site". Gostaria de saber qual será a maneira correcta de colocar parênteses, da forma 1 ou 2: 1- (parabéns pela vossa página) 2- ( parabéns pela vossa página ) Sou colaborador de uma publicação e um colega meu insiste em que a maneira correcta é a 2. Baseia-se no seu irmão, que tirou um curso superior na Faculdade de Letras de Lisboa e que assim procede. No entanto, apesar de ter procurado em dicionários e prontuários ortográficos, nada encontrei que o indicasse. Aliás, todos os livros que vi estão escritos usando a maneira 1. Obrigado.
Intravenoso / endovenoso
Qual o termo mais correto: intravenoso (dois radicais de origem latina) ou endovenoso (radical grego com latino)?
