Papéis, fiéis, anéis
A professora de minha filha da quarta série disse que as palavras: chapéu, fiéis, anéis são oxítonas.
Eu li em várias gramáticas que essas palavras, quanto à acentuação grafica, são ditongos abertos. E as oxítonas acentuadas são terminadas em: -em, e, o, a, seguidas de -s ou não.
Está correta a correção da professora? Isso não vai deixar minha filha confusa na quinta série?
Devo falar com a professora?
Plural de Pai Natal, de novo
Apesar do V/ esclarecimento sobre este assunto continuo com muitas dúvidas. Na TV e Rádio continuo a ouvir o célebre Pais Natal. Os colegas com quem falo dizem-me que ninguém utiliza o plural Pais Natais, de resto não soa bem, além de me apresentarem exemplos como homem sombra e não homens sombras, e outros. Daí as minhas dúvidas. Deve optar-se por seguir o dito geral ou este está mesmo mal e deve-se remar contra a maré, por assim dizer. Não queria ser o único a dizer Pais Natais e ter que carregar com o peso de todos acharem que eu é que estou mal. Além da minha profissão exigir o uso correcto do português. Agradeço uma explicação mais aprofundada. Obrigado.
Fagulha e faúlha
Em relação às palavras fagulha e faúlha, gostaria de pedir alguns esclarecimentos adicionais sobre o seu significado preciso. Isto porque em alguns dicionários os termos são apresentados como sinónimos e noutros são diferenciados quanto à substância da qual se desprendem (ex.: matéria em combustão ou farinha). São estas palavras sinónimas?
Planeamento (ou planejamento) e planificação
Gostaria de saber se se pode utilizar o termo planificação ou será mais correcto planeamento.
Obrigado.
Denotação e conotação
Qual a diferença e o que vocês podem me dizer sobre denotação e conotação?
O advérbio quase
A palavra quase é considerada um advérbio de modo e de intensidade. No entanto, na frase «Ele está quase a chegar», não poderá exprimir também uma ideia de tempo? Gostaria que me dessem exemplos de frases para cada um dos casos (quase como advérbio de modo e como advérbio de intensidade), pois tenho alguma dificuldade em arranjar exemplos claros que possam ser bem compreendidos pelos meus alunos.
«Direito de» ou «direito a»
Num anúncio publicitário, pode ler-se a seguinte frase: «Toda a criança tem o direito a ser criança.»
Parecem-me melhor as seguintes formulações: «toda a criança tem direito a ser criança» ou «toda a criança tem o direito de ser criança».
Tenho razão, ou a frase publicitária está correcta?
A origem e o significado de perdoar e de esquecer
Gostaria de saber a origem e o significado das palavras perdoar e esquecer.
Dispor e dispor de
Há dias alguém insistia comigo que se deveria escrever "preparação anterior que dispunha para frequentar este curso" em vez de "preparação anterior de que dispunha para frequentar este curso"...
Acidente e incidente
Gostaria de saber qual a diferença entre as palavras acidente e incidente, e quando elas devem ser empregadas.
