DÚVIDAS

A diferença entre parricídio e patricídio

Ao traduzir um texto do inglês, deparei-me com definições diferentes para parricídio e patricídio. Segundo o autor, o primeiro designa o assassínio de um familiar ou ascendente próximo, não especificado; o segundo, o assassínio do pai em concreto (e matricídio, quando se trata da mãe). No entanto, em Portugal, o termo parricídio parece ser o usado para referir o assassínio do pai (na generalidade dos dicionários, a palavra patricídio nem sequer aparece). Quer isso dizer que, em português, a distinção entre os dois termos não faz sentido?

Resposta

De facto, patricídio significa apenas, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, «assassinato do próprio pai». Parricídio, por sua vez, quer dizer «assassinato do pai ou outro ascendente». Refira-se, no entanto, que patricídio aparece registada somente no referido Dicionário Houaiss e não em outros dicionários de português do Brasil — Aurélio Século XXI e Aulete —, o que sugere que mesmo no Brasil não é comum fazer-se a distinção.

Em português europeu não se faz esta distinção; os dicionários consultados (Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora) bem como o Portal da Língua Portuguesa apresentam apenas a palavra parricídio.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa