A classe dos verbos auxiliares modais
O que são verbos modais?
Plural de Pai Natal, de novo
Apesar do V/ esclarecimento sobre este assunto continuo com muitas dúvidas. Na TV e Rádio continuo a ouvir o célebre Pais Natal. Os colegas com quem falo dizem-me que ninguém utiliza o plural Pais Natais, de resto não soa bem, além de me apresentarem exemplos como homem sombra e não homens sombras, e outros. Daí as minhas dúvidas. Deve optar-se por seguir o dito geral ou este está mesmo mal e deve-se remar contra a maré, por assim dizer. Não queria ser o único a dizer Pais Natais e ter que carregar com o peso de todos acharem que eu é que estou mal. Além da minha profissão exigir o uso correcto do português. Agradeço uma explicação mais aprofundada. Obrigado.
O que é uma oração subordinada relativa?
Sou aluna do 12.º ano e nunca percebi muito bem o que é uma oração subordinada relativa, será que me poderiam esclarecer?
Obrigada.
Haver (= «existir») – 3.ª pessoa do singular
É correta a frase «Ultimamente têm havido muitos desastres» (1)? Pensei que só era correto escrever e dizer «Ultimamente tem havido muitos desastres».
(1) O exemplo é do livro: Leonete Carmo, Olá! Como está?, Lisboa, Lidel, 2004, p. 223. ISBN: 972-757-214-6.
A regência dos verbos alertar e avisar
Antes de mais, o grande agradecimento ao site – um tira-teimas de que me socorro muitas vezes – e os parabéns!
Agradeço esclarecimento sobre a regência do verbo alertar e do verbo avisar com oração completiva (a verdadeira dificuldade das regências):
1) «Eu avisei [alguém] de que/que chegaria tarde.»
2) «Os media alertaram [os idosos] para que/que/de que devem ficar em casa devido à vaga de calor.»
Filhó (no singular), filhós (no plural)
Parabéns pelo espaço de saber.
Agradeço resposta a esta humilde dúvida: filhó/filós/filhozes?
Óptimo ano.
A forma enfática e a dupla negação
Li tudo o que têm vindo a explicar sobre a forma enfática e a dupla negação, contudo ficou-me uma dúvida: numa frase com dupla negação, a forma é enfática? É que eu tinha a ideia de que uma das características da forma enfática era o facto de se por retirar da frase os elementos que dão ênfase, sem prejuízo algum para o sentido da mesma frase, mas, na dupla negação, isto não acontece. Agradeço todo e qualquer esclarecimento.
Obrigada pela disponibilidade!
O pronome relativo que como sujeito de oração
Gostava que me dissessem qual a função sintática desempenhada pelo pronome relativo "que" na frase «O mesmo sol que abre os céus» [Mensagem, Fernando Pessoa].
Fagulha e faúlha
Em relação às palavras fagulha e faúlha, gostaria de pedir alguns esclarecimentos adicionais sobre o seu significado preciso. Isto porque em alguns dicionários os termos são apresentados como sinónimos e noutros são diferenciados quanto à substância da qual se desprendem (ex.: matéria em combustão ou farinha). São estas palavras sinónimas?
Sílaba tónica de computador
Qual é a sílaba tónica da palavra computador?
Obrigada.
