Sebo e cebo
Devo escrever sebo ou cebo (gordura)?
Abreviatura de número
Li neste site que a abreviatura de número se escreve com ponto, assim: n.º Essa forma vale para o Brasil? Nunca vi a utilização por aqui (sou brasileiro) destas formas, como: 1.º, 3.ª, n.º, etc. Escrevemos todos errados por aqui? Ou nesse ponto não há unificação entre nossas gramáticas?
Composição poética e estrutura interna
Queria saber o que é a composição poética e a estrutura interna de um poema, pois preciso de esclarecimento para um trabalho e não percebo o que é. Poderiam ajudar-me, por favor?
«O mais tardar»
Na frase «Estou atrasado e hoje vou mais tarde pr'aí... chego o mais tardar às 17h!», como se classifica a palavra tardar? E a expressão «o mais tardar» está atestada em algum dicionário? Oiço-a e uso-a com alguma frequência, mas fico na dúvida quanto à sua validade...
A conjunção, preposição e adjetivo consoante
A frase «As etapas referentes ao pré-campo, campo e pós-campo foram executadas consoante esta nova metodologia» está correta? A pergunta se deve ao fato de que a introdução do plural consoantes, em lugar do singular consoante, me causa certa estranheza, a despeito de, ao fim e ao cabo, a consonância que tento expressar se referir às «etapas».
Muito obrigado!
A origem da palavra homem
Recentemente escutei que a palavra homem vem de ‘humus’ (não seria de ‘homine’ – latim?) Assim pergunto se procede aquela informação.
Nada mais nada menos
Onde colocar vírgulas na frase abaixo?
"A princesa era nada mais nada menos que sua idealização de mulher perfeita."
Obrigado.
O emprego do conjuntivo e do indicativo em orações subordinadas substantivas
Qual a forma correcta: «Há quem diz» ou «há quem diga»? «Houve quem disse» ou «houve quem dissesse»?
Diferença entre roubar e furtar
Estimados Desaduviadores*
Sei qual a diferença entre roubar e furtar e creio que instituições que empregam um português correcto e profissional também o sabem.
Como então se explica que inúmeras páginas dos sites dos bancos vemos informação sobre o que fazer em caso de «cartões roubados»? O Barclays é uma excepção, fala no seu site de «cartões perdidos, furtados, roubados ou falsificados». Na maioria dos casos não se trata de um assalto à mão armada, apenas nos apercebemos que já não temos o cartão quando precisamos dele.
Não seria o caso falarmos em «cartões furtados»?
* Desanuviadores + dúvidas
Início de período com preposição
Na norma culta, é possível iniciar período com preposição? Por exemplo: 1 – "Por causa do medo, o homem primitivo sobreviveu e pôde evoluir". 2 – "No que concerne ao uso indiscriminado de (...)" Agradeço pelo trabalho das pessoas que formam e dão vida a este portal.
