DÚVIDAS

Vírgulas antes da preposição com
Gostaria de saber se eu posso ou não usar vírgulas antes da preposição "com". Vou citar algumas frases de exemplo, que sempre me confundem. «João me encarou, com os olhos abertos.» «Leslie segurou a corda enquanto falava, com os olhos brilhando de entusiasmo.» «Rose lançou um olhar furioso, com sua cabeça balançando.» Na literatura inglesa, esses casos são mais difíceis de acontecer, pois eles costumam remover o com e deixar a frase intacta. Levantei uma dúvida sobre isso e me foi dito que o com deixaria as frases mais genuínas, pois, caso contrário, soaria a tradução. Ou seja, o "com" é ou não necessário?
«Nada tem a haver...» e «nada tem a ver...»
A questão que coloco prende-se com a frase abaixo descrita, num contexto de crítica política: 1 — «... nada tem a haver daí, dado que...», no sentido de não poder retirar dividendos pessoais ou políticos sobre determinada obra. 2 — Está a construção da frase correcta, ou deverá ser — «... ele nada tem a ver daí, dado que...»? Como defendo a primeira forma, gostaria de ser esclarecido sobre o assunto. Aproveito a oportunidade para enaltecer o trabalho excelente desenvolvido por essa equipa maravilhosa. Adoro a língua portuguesa e, por essa razão, sou um dedicado leitor do Ciberdúvidas.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa