Suspenso/suspendido
Gostaria de saber qual a forma mais correcta, se "ter suspenso" ou "ter suspendido".
O significado de fornicação
Qual a tradução, o significado e o sentido correto da palavra "fornicação"?
Reúne
Agradeço me informem se reune se deve grafar com ou sem acento agudo no «u».
Muito obrigada.
O feminino de músico
Como se deve dizer? «Esta menina é uma excelente música»... Como se deve dizer no feminino? Músico, ou música?
«Orientar para ...»
Antes de mais, gostaria de agradecer o vosso trabalho em prol da língua portuguesa. Tenho uma dúvida relativamente à regência do verbo orientar. Deve dizer-se «orientar para» ou «orientar a»?
Agradeço antecipadamente a vossa atenção e continuação de um bom trabalho.
Dar com os burros na água
Ele estudou muito e tinha grandes expectativas em relação à prova de português; mas, quando chegou o dia, acabou "dando com os burros na água". Parece-nos que a expressão "dar com os burros na água" é usada pelas pessoas em geral para exprimir que algo deu errado, que não saiu como se esperava. A dúvida, então, é sobre sua origem: primitivamente, o que ela significava? Ficamos imaginando burros a espalhar água para todos os lados, e nós perguntando: o que isso tem que ver com algo sair errado? Será que essa expressão não deveria ser tomada em seu sentido literal? Mas então em que sentido? Qual o contexto inicial do qual ela foi extraída, para ter esse significado que pensamos que tem?
Quem sabe se a palavra "burros" não aponta para os conhecidos animais, mas para uma outra coisa que por nós não é sabido? Será uma expressão popular? Será criação de algum escritor? Mas que coisa! Donde saiu isso? Por favor, esclareçam-nos o que puderem. Muito obrigadas.
Vírgulas antes da preposição com
Gostaria de saber se eu posso ou não usar vírgulas antes da preposição "com".
Vou citar algumas frases de exemplo, que sempre me confundem.
«João me encarou, com os olhos abertos.»
«Leslie segurou a corda enquanto falava, com os olhos brilhando de entusiasmo.»
«Rose lançou um olhar furioso, com sua cabeça balançando.»
Na literatura inglesa, esses casos são mais difíceis de acontecer, pois eles costumam remover o com e deixar a frase intacta. Levantei uma dúvida sobre isso e me foi dito que o com deixaria as frases mais genuínas, pois, caso contrário, soaria a tradução.
Ou seja, o "com" é ou não necessário?
Clítico
Gostaria de saber o que é um clítico: se é diferente de enclítico e de proclítico e quais são, normalmente, as funções de cada um. E, se possível, exemplos de clíticos e a explicação da sua função sintática em Português. Obrigada pela ajuda. O vosso 'site' tem-me ajudado a esclarecer dúvidas que não aparecem nem nas gramáticas nem noutros manuais.
O sentido denotativo e conotativo de provérbios
Gostaria de saber o sentido denotativo e conotativo dos seguintes provérbios:«Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.»«De grão em grão, a galinha enche o papo.»«Devagar se vai ao longe.»«Quem nunca comeu melado, quando come se lambuza.»
O conceito de amálgama
O que é amálgama no contexto da semântica lexical? Que exemplos podemos considerar como amálgamas? Obrigada.
