O grama / a grama
A minha namorada diz que é duzentos gramas, mas no dicionário vem s.f., que eu traduzo por substantivo feminino. Ela diz que não pode ser, em que é que ficamos?
Identificação do tema e/ou assunto
Analisando os textos abaixo, gostaria de saber se a minha análise quanto a identificação do tema, da idéia principal, estruturação do texto e de parágrafo foram feitas corretamente.
Texto 01
"A juventude não é uma fase da vida.
É formato, a fisionomia do coração.
Criatividade superior, intenção vigorosa, paixão ardente,
O coração audaz que repele a covardia,
O espírito aventureiro que abandonou o fácio essa disposição espiritual que se
chama juventude".
(Samuel Ullman)
Texto 02
A vida é feita de ciclos, e esse de fases, uma, senão, a mais importante, é aquela na qual se abandona o "colo" dos pais e se começa a andar com os próprios pés.
Essa fase está compreendida entre os dez e os vinte anos de idade, aproximadamente. Nesse período a curiosidade é mais aguçada, então, o novo, o desconhecido sempre chama a atenção. É a fase das descobertas; das primeiras decepções, de ordem amorosa ou não, o "abandono" da ingenuidade infantil e o começo da malícia, mais comum aos adultos.
A vontade de sair e conquista do próprio espaço, no mundo, é comum a quase todos os jovens. Alguns com o espírito mais aventureiro, separam apenas alguns pertences, colocam dentro de suas mochilas e partem em busca dessas conquistas.
A formação familiar, nesse momento, assume papel de grande importância para esses jovens, pois, será ela quem dará a base do sucesso ou insucesso desses. No momento em que há a ruptura dos laços fraternais, ou seja, o jovem deixa o aconchego do lar e vai em busca de seus objetivos, ele automaticamente se colocará na mira dos problemas que assolam a sociedade, tais como; a violência, a fome, drogas, bebidas, dentre outros. Só um caráter bem formado passará imune à essas tentações.
Esse momento mágico, na vida de cada um, precisa ser vivido de forma intensa e com responsabilidade, porque só o fazer bem feito é que dignifica o ser.
Texto 01
Tema: A Juventude
Idéia principal: A juventude não é uma fase, mas, um estado de espírito.
Texto 02
Tema: A Juventude
Idéia principal: As fases, da fase mais maravilhosa na vida de cada ser humano.
Gostaria de saber, também, se há divergência entre tema e assunto? Pois, para mim são palavras sinônimas.
Desde já agradeço e fico no aguardo de sua resposta.
Opá, epá
Na imprensa escrita e, sobretudo, nas redes sociais, cada vez mais vemos as expressões “eh, pá”, “oh, pá”/”ó pá” escritas numa só palavra: “epá”, “opá” e até “épa” e “ópa”, quando não com dois acentos.
Terá isto alguma razão? Será um modismo, ignorância ou estas palavras existem mesmo? É que hoje li, no Observador, datado de 14.5.2017, o seguinte:
«Luiz Pacheco recorda-se desse dia, 1 de Maio de 1962:
"Era um 1.º de Maio. Havia uma manifestação muito grande em Lisboa… havia greve, talvez… opá houve mortos e tudo, houve polícias que foram parar dentro do Lago do Rossio (…)"».
Tentei procurar se o Ciberdúvidas já tinha publicado algo sobre isto, mas nada encontrei.
Muito obrigado.
Qual é o coletivo de raposas?
Qual o coletivo de raposas?
Conhecimento implícito, conhecimento explícito e falso conhecimento
Qual é a diferença entre conhecimento implícito, conhecimento explícito e falso conhecimento?
Os advérbios de frase e os conectivos
O Dicionário Terminológico apresenta entre as diversas classes morfológicas os «Advérbios de frase» e os «Advérbios conectivos», mas dá poucos exemplos para cada uma. Se eu percebi bem, correspondem, respectivamente, a aquilo que gramáticas da língua inglesa chamam de «Disjuncts» e «Conjuncts». Essas gramáticas listam categorias semânticas para cada uma delas ("fact-evaluating", "modal", "subject-evaluating", "addition", "contrast", "adversity", "example", etc.), mas até hoje não encontrei algo similar para o português. Onde é que posso encontrar uma lista completa (na net ou em livros) de advérbios de frase e de advérbios conectivos?
Desde já, obrigado!
Tempos compostos
Sou estudante do segundo ano do ensino médio.
Gostaria de saber quais os tempos compostos do verbo (exemplifique por favor).
A etimologia de Satanás e de demónio
Gostaria de saber a etimologia dessas palavras: Satanás e demônio.Aproveito para agradecer pela resposta que me enviaram da palavra santidade. Valeu, foi de grande ajuda. Muito obrigado.
O feminino de patrono, de paraninfo e de formando
Gostaria de saber qual é o feminino das seguintes palavras: patrono, paraninfo e formando. Caso sejam invariáveis, como devo referir-me, por exemplo, a uma professora eleita como patrono ou paraninfo de uma turma de formandos? A patrono/paraninfo ou O patrono/paraninfo professora Fulana de Tal.
Muito agradecida e parabéns por elucidarem dúvidas sobre o uso de nossa língua.
A palavra socioafetivo
Com o acordo ortográfico, a palavra sócio-afectivo passa a socioafetivo?
