DÚVIDAS

Identificação do tema e/ou assunto
Analisando os textos abaixo, gostaria de saber se a minha análise quanto a identificação do tema, da idéia principal, estruturação do texto e de parágrafo foram feitas corretamente. Texto 01 "A juventude não é uma fase da vida. É formato, a fisionomia do coração. Criatividade superior, intenção vigorosa, paixão ardente, O coração audaz que repele a covardia, O espírito aventureiro que abandonou o fácio essa disposição espiritual que se chama juventude". (Samuel Ullman) Texto 02 A vida é feita de ciclos, e esse de fases, uma, senão, a mais importante, é aquela na qual se abandona o "colo" dos pais e se começa a andar com os próprios pés. Essa fase está compreendida entre os dez e os vinte anos de idade, aproximadamente. Nesse período a curiosidade é mais aguçada, então, o novo, o desconhecido sempre chama a atenção. É a fase das descobertas; das primeiras decepções, de ordem amorosa ou não, o "abandono" da ingenuidade infantil e o começo da malícia, mais comum aos adultos. A vontade de sair e conquista do próprio espaço, no mundo, é comum a quase todos os jovens. Alguns com o espírito mais aventureiro, separam apenas alguns pertences, colocam dentro de suas mochilas e partem em busca dessas conquistas. A formação familiar, nesse momento, assume papel de grande importância para esses jovens, pois, será ela quem dará a base do sucesso ou insucesso desses. No momento em que há a ruptura dos laços fraternais, ou seja, o jovem deixa o aconchego do lar e vai em busca de seus objetivos, ele automaticamente se colocará na mira dos problemas que assolam a sociedade, tais como; a violência, a fome, drogas, bebidas, dentre outros. Só um caráter bem formado passará imune à essas tentações. Esse momento mágico, na vida de cada um, precisa ser vivido de forma intensa e com responsabilidade, porque só o fazer bem feito é que dignifica o ser. Texto 01 Tema: A Juventude Idéia principal: A juventude não é uma fase, mas, um estado de espírito. Texto 02 Tema: A Juventude Idéia principal: As fases, da fase mais maravilhosa na vida de cada ser humano. Gostaria de saber, também, se há divergência entre tema e assunto? Pois, para mim são palavras sinônimas. Desde já agradeço e fico no aguardo de sua resposta.
Opá, epá
Na imprensa escrita e, sobretudo, nas redes sociais, cada vez mais vemos as expressões “eh, pá”, “oh, pá”/”ó pá” escritas numa só palavra: “epá”, “opá” e até “épa” e “ópa”, quando não com dois acentos.  Terá isto alguma razão? Será um modismo, ignorância ou estas palavras existem mesmo? É que hoje li, no Observador, datado de 14.5.2017, o seguinte:  «Luiz Pacheco recorda-se desse dia, 1 de Maio de 1962: "Era um 1.º de Maio. Havia uma manifestação muito grande em Lisboa… havia greve, talvez… opá houve mortos e tudo, houve polícias que foram parar dentro do Lago do Rossio (…)"». Tentei procurar se o Ciberdúvidas já tinha publicado algo sobre isto, mas nada encontrei.  Muito obrigado.
Os advérbios de frase e os conectivos
O Dicionário Terminológico apresenta entre as diversas classes morfológicas os «Advérbios de frase» e os «Advérbios conectivos», mas dá poucos exemplos para cada uma. Se eu percebi bem, correspondem, respectivamente, a aquilo que gramáticas da língua inglesa chamam de «Disjuncts» e «Conjuncts». Essas gramáticas listam categorias semânticas para cada uma delas ("fact-evaluating", "modal", "subject-evaluating", "addition", "contrast", "adversity", "example", etc.), mas até hoje não encontrei algo similar para o português. Onde é que posso encontrar uma lista completa (na net ou em livros) de advérbios de frase e de advérbios conectivos? Desde já, obrigado!
O feminino de patrono, de paraninfo e de formando
Gostaria de saber qual é o feminino das seguintes palavras: patrono, paraninfo e formando. Caso sejam invariáveis, como devo referir-me, por exemplo, a uma professora eleita como patrono ou paraninfo de uma turma de formandos? A patrono/paraninfo ou O patrono/paraninfo professora Fulana de Tal. Muito agradecida e parabéns por elucidarem dúvidas sobre o uso de nossa língua.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa