Identificar a oração subordinante numa estrutura de coordenação
Consideremos a frase seguinte:«O aluno entra na sala e pede desculpa à professora porque chegou atrasado.» Teríamos três orações:1. «o aluno entra na sala»;2. «e pede desculpa à professora»;3. «porque chegou atrasado». Como classificá-las? Poderemos dizer que a oração 2 é simultaneamente coordenada copulativa e subordinante (tendo em conta as diferentes relações que estabelece com as orações 1 e 3)?
Divisão em orações, complemento determinativo e complemento circunstancial de lugar
«Do Verão restava apenas uma fugaz lembrança, no entanto, os descendentes raios de sol continuavam a raiar em toda a sua plenitude, não havendo uma única nuvem que se intrometesse no seu trajecto.»Estou com algumas dúvidas em relação à divisão desta frase em orações, e à sua respectiva classificação.Para além disso, estou também com dificuldades em identificar nesta frase um complemento determinativo e um complemento circunstancial de lugar.Aguardo pela vossa ajuda. Obrigada.
O uso de quem e de que
Relativamente à frase:
«Dá-se a morte simbólica de Ana, quem (1) vai morrendo devagar depois da morte da sua irmã e quem (2), às vezes, parece morrer na companhia de seu marido.»
O uso do pronome quem, em (1) e (2), está correcto? Não deveria ser usado que? Caso esteja correcto, como se justifica tal facto?
Obrigado pela disponibilidade.
Classificação de orações e a oração subordinante
Gostaria que dividissem e classificassem as orações para encontrar a oração subordinante: «Kino abriu os olhos e, quando olhou para o rectângulo luminoso que era porta, voltou-os para o caixote suspenso onde Coyotito dormia.»
Obrigado.
Oração subordinada substantiva completiva verbal não finita subjectiva
No período «Só lhe restava jogar-se ao mundo», qual é classificação da segunda oração? Por quê?
Cujo: antecedente e (impossibilidade de) correferência
Li em uma gramática, não me recordo qual, que o antecedente do relativo cujo deve ser diferente do conseqüente, mas em «Toda mãe cuja mãe morre fica triste sempre», a construção é possível, certo? E então? Há algum apoio gramatical que anule o que li? Espero resposta.
Grande abraço!
«Eu dava aulas numa escola perdida na serra»
«Eu dava aulas numa escola perdida na serra.»
Qual é o grupo nominal?
Qual é o grupo verbal?
Qual é o grupo móvel?
Agradecia uma resposta para poder explicar à minha filha, que anda no 4.º ano do 1.º CEB.
«Máquina de lavar» e «ferro de passar»
Em «máquina de lavar» e «ferro de passar», as locuções destacadas são adjetivas com função sintática de oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de infinitivo? Grato.
Concordância com o substantivo pessoal (grupo de pessoas)
Quando utilizo a palavra pessoal (grupo de pessoas), uso a frase no plural ou singular?
«Pessoal, vocês irão...», ou «você irá...»?
Obrigada!
Infinitivo subjectivo e oração copulativa
«O escritor é um alvo fácil: a apreciação de um pintor exige um perito e dizer mal de um músico é coisa de especialista. Mas todos criticam o escritor.»1— «e dizer mal de um músico é coisa de especialista»: uma ou duas orações?2— se «e dizer mal de um músico» é uma oração, como se classifica? Coordenada copulativa? Subordinada completiva não finita/infinitiva?Obrigado.
