Concordância com «cada qual»
Reenvio a frase abaixo, solicitando um parecer quanto à correção da oração subordinada:
«Curtas, quase lacônicas, tinham sido as conversas, desenvolvida cada qual numa língua estrangeira.»
Obrigado.
O sujeito de «... haviam se passado cinco minutos»
Cá estou com uma dúvida quanto à forma correta desta frase: «Quando ele chegou haviam se passado cinco minutos.» Gostaria de saber se «cinco minutos» é o sujeito da frase e se, consequentemente, o verbo está flexionado corretamente.
Acontece com uma oração
A pergunta que vos faço é onde se localiza o núcleo do sujeito da 1.ª oração na seguinte frase verbal — «Acontece que os alunos não estudaram suficiente.» Não sei se minha análise está correta, pois se o sujeito da primeira oração é toda a segunda oração, então o núcleo do sujeito é «estudante».
Alguns professores estão em conflito quanto ao núcleo do sujeito da primeira oração; uns dizem que o núcleo do sujeito da primeira é o próprio verbo «acontece»; outros dizem que o verbo está na 3.ª pessoa do singular, portanto oração sem sujeito. Gostaria muitíssimo de saber a correta explicação.
Desde já agradeço a atenção dispensada.
Elementos introdutores de oração subordinada substantiva
Pergunto a vocês: somente as conjunções integrantes que ou se podem encabeçar uma oração subordinada substantiva? É assim que vi na gramática; mas fiquei na dúvida, pois nesta frase o que é pronome interrogativo: «Eu sei que horas são.» Afinal, «que horas são» é ou não uma oração subordinada substantiva objetiva direta?
O sujeito da frase «Neste coração cabe de tudo»
Qual o sujeito da frase «Neste coração cabe de tudo»? Gostaria, além da classificação, de uma justificativa.
Muito agradecido! Admiro muito a sabedoria de vocês.
Complemento nominal e adjunto adnominal
Pesquisando em apostilas do Colégio Objetivo, material reconhecido no Brasil, encontrei a seguinte análise:
1. «A resposta do aluno foi satisfatória.»
2. «A resposta ao aluno foi satisfatória.»
Em 1, classificou-se «do aluno» como adjunto adnominal pela condição de agente.
Em 2, classificou-se «ao aluno» como complemento nominal pela condição de alvo.
Verifiquei concepções diferentes no Ciberduvidas. Que argumentos devo utilizar para classificar esses termos diante de meus alunos?
«Fazer sentido» + infinitivo
Qual é a forma correcta de dizer por exemplo:
«As linhas abaixo correspondem a entidades que, pelos motivos indicados, não fazem sentido conciliar»,ou«As linhas abaixo correspondem a entidades que, pelos motivos indicados, não faz sentido serem conciliadas»?
Análise sintáctica de «mas gostaria que vocês parassem de cantar é doce morrer no mar»
Quantos períodos há na frase extraída de um balão de história em quadrinhos «mas gostaria que vocês parassem de cantar é doce morrer no mar»?
Obrigada.
«Favorável ao projecto...»
Na frase «Favorável ao projeto, Carlos saiu apressadamente», qual a função sintática de «ao projeto»? É um complemento nominal?
Muitíssimo obrigado!
Elipse em perífrase
Na frase «Nós a estudar, e eles a brincar», a função sintáctica de «a estudar» e «a brincar» é a de 1) Predicados de duas orações (coordenadas)? ou2) Complementos circunstanciais de modo, supondo que há só uma oração sem predicado?Muito obrigada.
