Ao escrever as minhas memórias, tenho que me referir a pessoas mais idosas que chamo de: Seu João, Dona Duca, Seu Afonso, Dona Otávia etc.
Gostaria de saber se, nos casos acima citados, seu e dona seriam escritos com iniciais maiúsculas.
Trabalho numa instituição de ensino superior e tenho algumas dúvidas relativamente ao uso de maiúsculas em cargos e órgãos específicos da instituição.
I – Cargos
Por exemplo, quando me refiro, num regulamento interno, ao coordenador de curso, faço-o sempre utilizando a maiúscula para as duas palavras. No entanto, li numa resposta anterior que os substantivos "senador", "professor", "director" entre outros, se escreviam com minúsculas. É incorrecto escrever "Coordenador de Curso" ou "Director de Departamento", no âmbito de um regulamento interno?
II – Órgãos específicos
Como, por exemplo, a expressão "Comissão de Estágios" ou "Júri de Avaliação" está correcta ou deveria ser escrita em minúsculas?
Antecipadamente grata.
Os nomes das tribos, por exemplo Sioux, escrevem-se com maiúscula ou minúscula. Os sioux parece-me que, à semelhança de portugueses, deve ser escrito com minúscula, já em relação ao nome da tribo tenho mais dúvidas.
Obrigada.
Gostaria de saber se é peste negra ou Peste Negra.(minúsculas ou maiúsculas).
Sou estudante e a dúvida está relacionada com um relatório que escrevo.
Obrigada.
Sou professora (mas não de Português) e costumo ensinar aos meus alunos como se escreve uma bibliografia. No entanto, surgiu-me uma dúvida: nas bibliografias, os títulos das obras em português devem ser escritos com iniciais maiúsculas (com excepção das palavras invariáveis), mas e os títulos estrangeiros? Isto é, se eu quiser referir na bibliografia o nome de uma obra inglesa ou francesa, ou outra, devo colocar as palavras do título com inicial maiúscula ou deverei seguir outra norma (eventualmente a deles)?
Já agora, porque por vezes tenho dúvidas sobre isso, poderiam dar-me uma lista de palavras invariáveis que não são grafadas em inicial maiúscula nas bibliografias?
Desde já agradeço a atenção dispensada.
A sigla correta do estado da Paraíba é BP (ambas as letras maiúsculas) ou Pb ("P" maiúsculo e "b" minúsculo)?
Gostaria de saber se os nomes de espécies animais (nomeadamente de aves selvagens) devem ser escritos com maiúscula ou não. Já troquei opiniões sobre este assunto com inúmeras pessoas que se interessam pelo tema e tenho encontrado defensores das seguintes três hipóteses:
1 – O nome da espécie deve ser escrito com maiúscula em todas as circunstâncias (por ex.: "A Cegonha-branca é uma espécie comum em Portugal" e "Hoje vi um bando de 50 Cegonhas-brancas no Alentejo").
2 – O nome da espécie deve ser escrito com maiúscula quando a afirmação se refere à espécie em si mas não quando se refere a um conjunto de indivíduos dessa espécie (por ex.: «A Cegonha-branca é uma espécie comum em Portugal», mas «Hoje vi um bando de 50 cegonhas-brancas no Alentejo»).
3 – Escrever com minúscula em todas as circunstâncias (por ex.: «A cegonha-branca é uma espécie comum em Portugal» e «Hoje vi um bando de 50 cegonhas-brancas no Alentejo»).
Qual destas abordagens vos parece mais correcta?
Grato pela atenção.
A propósito da palavra ovário-histerectomia precisava de ser esclarecido em alguns pontos: Porque razão o “h” de “histerectomia” não cai e escrevemos a palavra ovário-histerectomia sem hífen? Conhecem mais exemplos do mesmo tipo?
Os termos (principalmente médicos), que apenas são encontrados em dicionários brasileiros devem ser utilizados em Portugal ou deveremos adaptá-los, na medida do possível, às nossas regras? Mesmo em palavras como “otematoma”, que significa hematoma do ouvido?
Gostaria que me esclarecessem sobre a forma correcta de escrever medicina veterinária (curso superior), médico veterinário (o profissional), e médico-veterinários (assuntos, serviços). Em algum caso deveremos utilizar maiúsculas?
Ainda uma última questão: o termo “veterinário” para designar o profissional da saúde animal é correcto? Obrigado.
Este assunto tem sido tratado no Ciberdúvidas. Peço desculpa de insistir, mas tenho ainda dúvidas:
1) «A Justiça e a Verdade são fundamentos para a Humanidade»;
2) «O juiz abordou-o com muita humanidade»;
3) «A humanidade de Jesus não está em conflito teologicamente coma sua divindade».
Pergunto: está certo apenas o ponto 1) ser em maiúscula?
Já agora:
4) «A Terra é uma partícula no Cosmos»;
5) «Proclamemos pela Terra inteira os valores da Solidariedade e da Justiça»;
6) «Os Árabes perderam toda a terra que tinham ocupado na Península».
7) «A Terra recebe os benefícios do Sol».
Pergunto: nos pontos 4) e 7) não tenho dúvidas. Tenho-as nos 5) e 6).
Muito grato pelos esclarecimentos.
Sou docente da licenciatura em Sociologia no Porto, e encontro-me a redigir a minha tese de doutoramento.
Gostaria de saber se as designações das disciplinas – sociologia, psicologia, economia, ciências da educação, etc. - se escrevem em maiúsculas ou minúsculas.
Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações