Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Português com inicial maiúscula ou minúscula?

Na frase «... o texto em Português é mais técnico...», a palavra "...Português..." é em minúsculas ou maiúsculas? No caso de estarmos a denominar uma língua ou uma nacionalidade qual é a regra que devemos utilizar?

Sandra Ribeiro Portugal 22K

A palavra português, na acepção de idioma, deve grafar-se com inicial minúscula: «Ele é estrangeiro, não percebe português.»
Na acepção de nome étnico (que designa raças, povos, habitantes de um lugar), ainda merece a maiúscula inicial: «Os Portugueses deram novos mundos ao Mundo.» Mesmo metonimicamente, a maiúscula mantém-se: «O Português é, por natureza, mais sisudo que o Brasileiro.»
Quando se refere à nacionalidade, já é a minúscula que leva a melhor: «Eu sou português, tu és brasileiro.»
Quando se trata de um curso ou de uma disciplina acadé[ê]mica, já torna a merecer a maiúscula: «Tive boa nota no exame de Português.»

 

R. G.
Campos Linguísticos: Maiúsculas/minúsculas