Gostaria de saber quais as preposições que regem a expressão «fazer votos» ou a sua forma abreviada (?) «Votos».
Exemplos:
1. Faço votos de (?) que (?) as minhas acções vão ao encontro das vossas expectativas. (Haverá alguma explicação para o facto de esta frase me "soar" mal?)
2. Votos de (?) um feliz Natal e de (?) um próspero Ano Novo. (E – aproveitando o ensejo – será que se justificam as maiúsculas em "ano novo"?).
Agradecendo a atenção dispensada, deixo-vos (?) os meus melhores cumprimentos.
Escreve-se guerra fria ou guerra-fria? E deve ser colocado em maiúsculas ou minúsculas?
Gostava de contar com a vossa ajuda para o esclarecimento de um conjunto de dúvidas referente à utilização de listas não numeradas em documentos. Para tal considerem, por favor, o seguinte extracto do documento: «Alguns aspectos motivaram, na altura, a ascensão do conceito de reforma do sector público, concretamente: . A crise vivida no sector – durante a década de 70 assistiu-se a um crescente reconhecimento da existência de problemas, nalguns países considerada mesmo situação de crise, no funcionamento do sector público, gerando-se a percepção de que algo deveria ser feito para ultrapassar essa crise; . O poder e a vontade política – associado, por um lado, ao reconhecimento da existência de uma crise e à necessidade de fazer algo para a ultrapassar, e por outro lado, à existência de novas ideias que sustentam o facto de que algo pode realmente ser feito, desenvolveu-se uma crescente vontade política para conduzir essa reforma, traduzida por uma postura de que a reforma seria efectivamente realizada.» Considerando o exemplo apresentado, gostaria de saber os vossos conselhos relativamente ao seguinte: 1) A utilização de listas não numeradas é correcta e aceitável ou, pelo contrário, não constitui uma forma de escrita adequada? 2) Podem ser utilizados como elementos indicadores de cada novo item da lista símbolos ("bullets" em inglês) tais como pontos, quadrados, setas ou outros elementos desse tipo (no exemplo apresentado foram utilizados pequenos pontos)? 3) É possível utilizar o travessão do modo apresentado no exemplo ou deveria utilizar outro elemento separador entre a ideia principal de cada item e a sua explicação? 4) Depois do travessão que aparece em cada um dos pontos a palavra deve ser escrita em minúscula (conforme se apresenta no extracto de texto, com as palavras "durante" e "associado") ou em maiúscula? Agradeço desde já a ajuda que me possam disponibilizar.
Quando se envia correspondência para uma Inspecção-geral, a palavra "geral" deve ser escrita com maiúscula ou não?
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Peço a vossa atenção para as seguintes frases:
«O Estádio do Alvalade XXI foi construído para o Euro 2004. É o único do País que usa esta tecnologia inovadora».
"País" deverá ou não ser escrito com maiúscula (uma vez que substitui "Portugal"), à imagem do que acontece quando falamos no "Ocidente", para nos referirmos aos países situados mais a leste na Europa, ou no "Velho Continente", referindo-nos ao continente europeu?
Agradeço uma resposta.
Na frase «... o texto em Português é mais técnico...», a palavra "...Português..." é em minúsculas ou maiúsculas? No caso de estarmos a denominar uma língua ou uma nacionalidade qual é a regra que devemos utilizar?
Solicitamos a gentileza de nos esclarecerem a seguinte dúvida:
– qual a maneira correta de grafar palavras compostas hifenizadas, quando com inicial maiúscula – por exemplo, Pró-Reitoria ou Pró-reitoria, Vice-Coordenador ou Vice-coordenador, chá-da-Índia ou chá-da-índia ...
Qual é a regra que deve ser seguida e quais seriam as exceções mais comuns, se é que ocorram?
Obrigada pela atenção.
Ao referir num texto português nomes de ingredientes estrangeiros, deve-se escrever com maiúscula inicial ou com minúscula? Por exemplo, "Basmati", "Hoisin", "Nam Prik", "Shiitake" ou basmati, hoisin, nam prik, shiitake (em itálico)...? Estou a traduzir um livro de cozinha oriental e fico um bocado confusa sobre a forma mais correcta de escrever estes nomes.
Obrigada.
Gostaria que me esclarecessem sobre a questão da utilização das maiúsculas em Estado-Membro.
Muito obrigada.
Vi escrito algures que alguém teria "finalmente regressado à Casa-Mãe", assumindo-se que esta "Casa-Mãe" é uma instituição. As perguntas são:
1. casa-mãe, que não encontrei em prontuários, sendo palavra composta, aceita-se com hífen?
2. Sendo sim a resposta a 1, é aceitável estar escrito com cada um dos componentes iniciado por maiúscula, ou seria melhor "Casa-mãe"? Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações