DÚVIDAS

Petrobrás, de novo
Queria fazer uma pequena correção à vossa resposta sobre o acrônimo Petrobrás. É assim que se escreve, só com maiúscula na primeira letra (o "P") e não como D'Silvas Filho grafou. A companhia estatal brasileira chama-se Petróleos do Brasil. Logo... P.S. – De resto, há uma regra consagrada (pelo menos aqui no Brasil) que manda grafar em maiúscula apenas a primeira letra das siglas ou acrônimos com quatro letras ou mais. Por razões estéticas, é claro.
Euro, outra vez
Os nomes próprios escrevem-se com maiúsculas. Significa isto que quando me estou a referir ao nome "próprio" da divisa europeia devo escrever o Euro, mas que quando utilizo a expressão como simples escala de valor devo utilizar euro? Exemplificando. Está correcto escrever: "O Euro valorizou-se 20%"; "O Dólar é uma divisa forte"; "Um litro de gasolina custa 1 euro"; "O meu salário mensal é de seis mil euros"? PS: Um litro de gasolina não custa de facto um euro, mas pouco menos. PPS: Infelizmente o meu salário mensal é bastante inferior ao indicado na frase exemplo.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa