Tenho dúvidas se nas frases seguintes as palavras "natureza" e "espaço" se escrevem ou não com iniciais maiúsculas e porquê. Obrigada.
Sou tradutora e estou a debater-me com uma dúvida terrível quanto ao uso de maiúsculas, nomeadamente nos seguintes três casos:
Cristão, Católico, Judeu? Ou cristão, católico, judeu? No sentido geral e não especifico, i.e., não há dúvida que Igreja Católica seria com maiúscula, ou Concelho Judeu, mas os cristãos, os judeus, etc.?
Português, Francês, Holandês? Ou português, francês, holandês? Novamente, apenas nos casos gerais, referindo-me aos naturais de dado país.
E ainda em relação com a dúvida anterior, quanto às línguas faladas nos diversos países, escreve-se português, inglês, etc., ou com maiúscula?
Desde já agradeço a vossa ajuda pois queria fazer um trabalho correcto e não me consigo desembaraçar disto...
Apresento-lhes o seguinte trecho retirado de uma coluna jornalística:
"No 'Pai-Nosso' as pessoas que rezam dirigem-se ao Criador e pedem a ele que lhes perdoe as ofensas praticadas, que não as deixe cair em tentação e que as livre do mal eterno."
Minha dúvida é sobre a expressão "Pai-Nosso":
1) Está escrita corretamente? Por quê?
2) Sempre se escreve assim: com hífen e com o "nosso" iniciando por letra maiúscula?
3) Naquela famosíssima frase "Pai-Nosso que estais no céu, perdoai as nossas ofensas...", também deveria se escrever dessa forma ou seria sem hífen e o "nosso" com letra minúscula, assim: "Pai nosso que estais no céu..."?
Muito Obrigado.
Tenho visto em todos os manuais técnicos e outros livros como romances, etc., na língua Inglesa e Portuguesa que os títulos dos capítulos, sub-capítulos são escritos com letra maiúscula, quero dizer todas as palavras constituintes do título excepto os artigos e as preposições. No entanto quando fiz a escolaridade secundária aprendi que apenas a primeira letra da frase se escreve com letra maiúscula e dos nomes próprios.
Gostaria de saber que regra está subjacente a este modo de escrever os títulos.
Agradeço desde já a vossa resposta.
A unidade do Sistema Internacional de actividade radioactiva é o becquerel ou Becquerel (Bq)?
Gostaria de saber se as unidades começam por letra minúscula ou maiúscula, mesmo nos casos em que se tratam do nome de alguém que se pretendeu homenagear. Exemplo: curie ou Curie (Ci)?
Gostaria também de saber se os prefixos das unidades se escrevem sempre em maiúsculas ou minúsculas ou se depende da ordem de grandeza, como o kilo (k) ou o mega (M).
No escritório, surgiu uma dúvida à qual ninguém soube ao certo responder. estado de São Paulo, se escreve com letra maiúscula ou não? Pois sabemos que Estado, quando relativo à País se escreve com letra maiúscula.
Obrigada.
Atenciosamente,
Após um ponto de interrogação, pode-se começar a próxima frase por minúscula?
Estou em dúvida sobre a construção de um trecho de uma pergunta anterior que fiz ao Ciberdúvidas, qual seja:
"E estas, então, estariam gramaticalmente certas no que se refere à língua culta padrão? Se não, qual o erro? Estariam erradas porque não falamos assim, pelo sentir da língua? Incorretas, porque há algum impedimento gramatical? Qual seria?"
As dúvidas são estas:
1) a frase "qual seria?" (a última) poderia ter sido iniciada por minúscula?
2) Aquela vírgula, após a palavra "assim", poderia ser substituída por um ponto de interrogação e a frase seguinte ("pelo sentir da língua?") continuar sendo escrita com letra minúscula?
3) Por favor, naquilo a que se propor o Ciberdúvidas, poderiam dizer em que casos e após que sinais de pontuação é obrigatório o uso de maiúscula, e quando é obrigado o uso de minúscula, e quando é facultativo?
4) A propósito, já vi, em textos de Machado de Assis, escrever ele, após um ponto de exclamação, ora com minúscula ora com maiúscula, mas nunca entendi direito a diferença. Eis aqui exemplos, retirados do livro "Memórias Póstumas de Brás Cubas":
(...)
"Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios."
(...)
"Viram-me ir umas nove ou dez pessoas, entre elas três senhoras, - minha irmã Sabina, casada com o Cotrim, - a filha, um lírio-do-vale, - e... Tenham paciência! daqui a pouco lhes direi quem era a terceira senhora."
(...)
Poderiam, então, dar algumas dicas que permitissem entender também porque, após um ponto de exclamação, Mestre Machado umas vezes usa maiúscula (Onze amigos! Verdade é...) e outras minúscula (Tenham paciência! daqui a pouco...).
Ouso imaginar, dentro de minhas limitações, que possa ser algo assim: quando o ponto de exclamação substitui uma vírgula, usa-se letra minúscula após ele; quando substitui um ponto final, letra maiúscula então. Mas será que é assim mesmo? E se fosse, isso valeria para o ponto de interrogação também? E para os outros sinais? Não sei. Não sei. Não sei... Conto com suas explicações.
Muito obrigado.
A propósito dos nomes dos meses, dias da semana e estações do ano deverem ser escritos com minúscula inicial, segundo esclarece Gilson Maia, pergunto qual a justificação para ser tão generalizada a utilização da maiúscula. Esta generalização começa-se no ensino básico (é grave!), na antiga 1.ª classe. Será apenas uma grave vulgarização dum erro, contra a qual devamos lutar?
Queria fazer uma pequena correção à vossa resposta sobre o acrônimo Petrobrás. É assim que se escreve, só com maiúscula na primeira letra (o "P") e não como D'Silvas Filho grafou. A companhia estatal brasileira chama-se Petróleos do Brasil. Logo...
P.S. – De resto, há uma regra consagrada (pelo menos aqui no Brasil) que manda grafar em maiúscula apenas a primeira letra das siglas ou acrônimos com quatro letras ou mais. Por razões estéticas, é claro.
Estou baralhado acerca das maiúsculas e das minúsculas nos dias da semana, meses e estações em Portugal. Afinal, como é?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações