Estou trabalhando na revisão de um texto que se refere, com alguma frequência, à terra, no sentido de «solo», parte sólida da superfície do globo; e também «pátria, região». E a Terra, «planeta». Não será correcto diferenciar este último sentido com maiúscula, como estou fazendo agora? Será indiferente?
Penso que se está a generalizar, quanto a mim excessivamente, o uso da inicial maiúscula em diversas palavras. Parece que há o receio de diminuir o que se designa ao usar-se simplesmente letras minúsculas.
Procuro usar o bom senso (um critério muito pouco rigoroso) mas há diversas situações em que tenho dúvidas. Não existe nenhuma publicação que me possa dar uma ajuda? Há alguns dicionários que referem as situações em que se deve usar maiúscula. Mas, muitas vezes, são omissos.
Por exemplo, o dicionário que está disponível na Internet, em http://www.priberam.pt, defende que matemática e química devem ser grafadas com inicial maiúscula, quando designam disciplinas escolares, e com minúscula, quando designam ciências, ramos do saber. Faz algum sentido?
Costumo escrever "universidade", quando não estou a especificar nenhuma instituição, e, quando me refiro a uma em particular, uso "Universidade", por exemplo, Universidade Técnica de Lisboa. É correcto? Mais uma vez, é óptimo existirem.
Tendo consciência da vossa limitação de meios, acho que constituem um grupo privilegiado de profissionais que podiam organizar formas de pressão para que a publicitação da língua portuguesa se fizesse da melhor forma e se recuperasse um pouco o brio da expressão correcta.
Boa sorte!
As letras maiúsculas se começarem um parágrafo podem ou não ter acento?
1. Devem os nomes das moedas nacionais ser grafados com maiúscula?
"A casa custa mil libras/escudos/dólares" ou "A casa custa mil Libras/Escudos/Dólares"?
2. Poderá o uso generalizado de maiúsculas, nestes casos, ser atribuído a uma mera questão de cortesia para com os povos que as moedas tão facilmente identificam?
Grato.
Quando (se em algum caso) é legítimo utilizar maiúscula depois de dois pontos?
Existirá alguma regra básica para saber quais as palavras da língua portuguesa que começam com maiúscula (exemplos: Arquitecto, Dr., Portugal, Português, etc.)?
Muito obrigado.
Ainda a propósito da pergunta e respectiva resposta sobre a grafia de EscolaNet (a propósito: parabéns a Ciberdúvidas!) a minha dúvida é se não é legítimo o uso do "N" em maiúscula a meio da palavra, por razões meramente gráficas.
Trata-se, afinal, de um título e essa liberdade, convenhamos, não me parece errada.
Quando se escreve uma palavra composta no início de uma frase ou como título, devem-se utilizar maiúsculas no início das duas palavras que formam a composta ou não?
Por exemplo: «Microinformática» ou «MicroInformática»?
É uma agradável surpresa que a rede de escolas secundárias do Brasil recomende Ciberdúvidas - escolha alías merecida e certamente útil aos estudantes de qualquer país utilizador da língua portuguesa.
As páginas da EscolaNet são das melhores que conheço na Internet. A marca deste «site» é que me faz espécie: não devia ser «Escolanet»?
Não vejo nenhuma razão para ser «EscolaNet» com a segunda maiúscula no meio da palavra, pois de uma «palavra» se trata.
Obrigado pelo esclarecimento.
Como é que se escreve correctamente a palavra em título:
Muito obrigada
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações