Os parónimos descurar e descorar
Gostava que me confirmassem a diferença entre «descorar» e «descurar». Em algum caso se podem considerar sinónimos?
O uso do adjectivo alegado
É gramaticalmente correcto dizer-se (como tão frequentemente na Comunicação Social): «o alegado homicida», «o alegado criminoso», etc. sempre que se referem a meros suspeitos da prática de crimes ou infracções, ou quando não há certezas? Obrigada.
O uso da palavra parecerista
É muito comum advogados utilizarem as palavras "parecista" e "parecerista" (aquele que exara parecer), indiscriminadamente. Qual das duas é a forma correta?
As variantes de desenxabido
Na minha terra [Fafe, distrito de Braga] sempre usámos a palavra "ensabido" quando nos referíamos a qualquer alimento sem sal ou sem qualquer outro paladar mais forte. Estive ainda hoje em Paredes, distrito do Porto e também as pessoas de lá usam o "ensabido". Pelos vistos, cheguei à conclusão de que nas zonas do Porto e Gaia usam o "desensabido". Era interessante saber a estatística geográfica da questão ... No entanto, tenho ouvido outras pessoas dizer "desensabido".
Já vi escrito no entanto “enxabido” e “desenxabido”. O que é o mais correcto?
Sobre os verbos relevar e delimitar
Num teste de Português, foi-me pedido que «relevasse» no texto. Uma das questões tinha a seguinte estrutura: «Releve, no texto, marcas características do texto diarístico.» Eu sublinhei, no texto, algumas dessas marcas, mas a cotação atribuída foi zero. O professor queria que essas marcas fossem transcritas e explicadas na folha do teste. O dicionário não me esclareceu, portanto pergunto-vos: será a utilização do verbo «relevar» adequada nessa questão, tendo em conta os objectivos do professor?
O significado de licenciado
«Aos dez dias do mês de Fevereiro (...) nas casas onde reside o Santo Ofício da Inquisição, estando aí o senhor licenciado Pero Álvares (...).» Gostaria de saber o significado desta palavra. Sou estudante, e estava a ler um livro de História de A. H. Oliveira Marques sobre uma denúncia à Inquisição de 1565, e fiquei curiosa relativamente ao sentido desta palavra.
Os antónimos de permissível
Gostaria de saber se existe a palavra "impermissível" como antónimo de "permissível". Se não existir, qual é, então, o vocábulo adequado?
A expressão «de porta aberta»
Gostava de saber qual frase está correta: «A nossa casa está de porta aberta» ou «A nossa casa está de portas abertas»? A meu ver, o correto seria a primeira por estar concordando com o verbo no singular e por ser uma casa só. Porém, fiquei com dúvida e, por isso, peço uma explicação. Desde já agradeço.
O uso de percepcionado
Existe em português a palavra «percepcionado»?
Vocabulário de origem romani no português
Onde posso obter listagem de verbetes ciganos acolhidos na língua portuguesa?
