A etimologia da palavra inaugurar
Qual a etimologia da palavra inaugurar?
Os frutos da nespereira
Eu gostava de saber como é que os que os habitantes mais a sul designam os frutos da nespereira, outrora muito abundante no meu concelho e que deu origem ao nome de uma freguesia, Nespereira. Trata-se de um fruto comestível, de cor acastanhada e que só se come quando está muito maduro e mole. Penso que nós aqui no Norte, ao fazer a diferença entre este fruto e os magnórios, é que estamos certos.
Aguardo a vossa resposta.
Didactologia
Didactologia:
— 1.a ocorrência em português (autor, data...);
— Definição.
Obrigado!
A origem do apelido Baldiante
Queria saber qual a origem do meu apelido (Baldiante), uma vez que é um apelido diferente e para muitos estranho.
Epifânia e epifania
Tendo encontrado ambos os termos no dicionário — Epifânia e Epifania, um como antropónimo, e outro como designação de festa religiosa —, gostaria de saber se o antropónimo Epifânia também se pode utilizar em português de Portugal ou apenas em variante brasileira.
Palavras de origem árabe, novamente
Gostaria de saber palavras portuguesas com origem árabe.
O «transportador da parafernália»
A palavra paraferneiro ou parafernelo, que tenta designar o carregador ou transportador da parafernália de terceiros especialmente, faz sentido? É usual no Brasil em textos que se propõem cultos (especialmente aqueles que fazem referências ferinas a políticos bajuladores dos poderosos de plantão — os carregadores de mala dos chefes), no entanto não consegui localizá-la nos nosssos dicionários.
Agradeço a atenção e parabéns pelo portal, pretendo ser mais um fiel freguês...
"Aretológico"
Vê-se, comummente, "aretaico", em oposição a "deôntico", mas nos dicionários não encontro este termo. Será "aretológico" o termo correcto?
A origem do substantivo esperiega
Qual a origem do substantivo espriega (nome dado nalgumas regiões do Norte de Portugal à maçã reineta parda)?
A localidade denominada Pinteus
Caros amigos, venho por este meio expor uma dúvida, que é a seguinte:
Eu vivo numa pequena localidade denominada Pintéus, julgo eu, porque a placa mais antiga que existe está escrita desta forma, com acento. Além disso, creio que o nome desta terra surge quando, no caminho para o Convento de Mafra, que se encontrava em construção, D. João V pernoitava aqui no Palácio e apreciava os seus pitéus, originando assim o nome da aldeia. Assim sendo, vinha desta forma pedir o vosso auxílio para poder saber se realmente o nome leva acento ou não.
Grato pela vossa atenção.
