Na expressão «A primeira epístola de São Pedro», seria correto ao me referir a ela dizer: «primeira a Pedro» ou «primeira de Pedro»? Entendo que o elemento a anteposto ao numeral ordinal primeira permite referir o substantivo epístola. Enquanto, na segunda possibilidade, a preposição de aponta para ação praticada (escrita por) e subentendida na frase. Qual seria a correta pronúncia e/ou compreensão da frase?
Como se escreve (verbo encandecer): encandece, ou encandesce?
Muito obrigada.
Qual a diferença entre palavras convergentes e palavras divergentes?
Qual é a etimologia e o significado da palavra deleite?
Gostaria de saber o significado da palavra peas em português.
Desde já agradeço.
Existiu um canal no rio Tejo com o Alfanzira, e uma mata real também.
Situava-se na parte sul da freguesia de Mouriscas, Abrantes. Que significa esta palavra? A tradição oral não nos dá qualquer pista.
Qual a origem etimológica da palavra festinação (usada para descrever uma alteração específica da marcha, que consiste em após um bloqueio da marcha andar muito rapidamente com passos muito pequeninos e rápidos, que pode aparecer na doença de Parkinson, por exemplo)?
Tenho ouvido falar na expressão viandante. Esta expressão existe de facto? O que significa na realidade? Qual a sua etimologia?
Gostaria de conhecer a origem/significado de «mar da Palha».
Obrigada.
Qual será a melhor definição de nonsense, e mais especificamente na obra literária para a infância? Será que podem fazer referência a algum autor, nomedamente a Luísa Ducla Soares?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações