Etimologia da palavra problema
Gostaria de saber a origem etimológica das palavras problema e problemática.
Professor e profissão
Gostaria de saber se a palavra professor e a palavra profissão são da mesma família.
Origem de prego = «bife dentro do pão» (Portugal)
Em primeiro lugar, quero dar os parabéns ao Ciberdúvidas, pelo trabalho fantástico que tem desenvolvido.
Há uns dias fui questionada por um aluno sobre o porquê de se chamar prego a um bife de vaca dentro do pão. Boa pergunta, pensei eu! Será que alguém me sabe responder a esta questão?
Mandala e mandorla
Gostava de saber se há a possibilidade de estas duas palavras, Mandorla e Mandala, tão semelhantes, terem a mesma génese, ou até o mesmo significado? Poderá Mandala ser uma «corruptela» ou derivação de Mandorla?
O processo de formação da palavra gaseificar
Gostaria que classificassem a estrutura e indicassem o processo de formação da palavra gaseificar. Ajudem-me! Um abraço e muito obrigado.
A origem de Anaguéis e Almalaguês (Portugal)
Gostaria de saber a origem dos nomes das aldeias de Anaguéis e de Almalaguês, concelho de Coimbra, freguesia de Castelo Viegas.
Obrigada.
Bica, novamente
Li, numa resposta vossa, que a origem da palavra bica vem da «[…] necessidade de diferenciar o café que, noutros tempos, era tirado de uma "máquina" através da sua "bica" e o que provinha da cafeteira (também chamada de "saco") que era servido num copo de vidro». Acontece que sempre ouvi dizer, como é referido aqui, que terá tido origem no estabelecimento de venda de café A Brasileira, em Lisboa. Quando este vendeu os primeiros cafés expressos, o público consumidor tê-lo-à achado amargo. Conta-se que o proprietário inventou um slogan para ajudar nas vendas: «beba isto com açúcar» e, ao que parece, "pegou". Com o passar do tempo a frase foi reduzida às iniciais (BICA).
Esta teoria tem fundamento? Obrigado.
O processo de formação da palavra importação
Qual o processo de formação da palavra importações e qual a palavra primitiva?
A origem da palavra ocre
Qual é a origem da palavra ocre?
A origem da palavra sósia
Qual a origem da palavra sósia?
Está correta a frase «Ele tem muitas sósias»?
Ou seria «Ele tem muitos sósias»?
Grata pela atenção.
