O monossílabo Deus
A palavra Deus é monossilábica (que tem uma só sílaba), ou dissilábica (que tem duas sílabas)? A mim parece-me que só tem uma única, mas Santo Agostinho de Hipona diz que tem duas sílabas (Tratados sobre a Primeira Epístola de São João, Trat. 4, n.º 6: «Et quod dicimus Deus, quid diximus? Duae istae syllabae sunt totum quod exspectamus?»
Gostaria de saber quem tem razão, até porque em latim pode ser dissilábica e em português monossilábica.
Obrigado.
A origem da palavra intera(c)ção
Qual a origem etimológica da palavra interação?
A origem da palavra pronome
Qual a etimologia da palavra pronome?
Etimologia da palavra problema
Gostaria de saber a origem etimológica das palavras problema e problemática.
Professor e profissão
Gostaria de saber se a palavra professor e a palavra profissão são da mesma família.
Origem de prego = «bife dentro do pão» (Portugal)
Em primeiro lugar, quero dar os parabéns ao Ciberdúvidas, pelo trabalho fantástico que tem desenvolvido.
Há uns dias fui questionada por um aluno sobre o porquê de se chamar prego a um bife de vaca dentro do pão. Boa pergunta, pensei eu! Será que alguém me sabe responder a esta questão?
Mandala e mandorla
Gostava de saber se há a possibilidade de estas duas palavras, Mandorla e Mandala, tão semelhantes, terem a mesma génese, ou até o mesmo significado? Poderá Mandala ser uma «corruptela» ou derivação de Mandorla?
O processo de formação da palavra gaseificar
Gostaria que classificassem a estrutura e indicassem o processo de formação da palavra gaseificar. Ajudem-me! Um abraço e muito obrigado.
A origem de Anaguéis e Almalaguês (Portugal)
Gostaria de saber a origem dos nomes das aldeias de Anaguéis e de Almalaguês, concelho de Coimbra, freguesia de Castelo Viegas.
Obrigada.
Bica, novamente
Li, numa resposta vossa, que a origem da palavra bica vem da «[…] necessidade de diferenciar o café que, noutros tempos, era tirado de uma "máquina" através da sua "bica" e o que provinha da cafeteira (também chamada de "saco") que era servido num copo de vidro». Acontece que sempre ouvi dizer, como é referido aqui, que terá tido origem no estabelecimento de venda de café A Brasileira, em Lisboa. Quando este vendeu os primeiros cafés expressos, o público consumidor tê-lo-à achado amargo. Conta-se que o proprietário inventou um slogan para ajudar nas vendas: «beba isto com açúcar» e, ao que parece, "pegou". Com o passar do tempo a frase foi reduzida às iniciais (BICA).
Esta teoria tem fundamento? Obrigado.
