A origem de Anaguéis e Almalaguês (Portugal) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A origem de Anaguéis e Almalaguês (Portugal)

Gostaria de saber a origem dos nomes das aldeias de Anaguéis e de Almalaguês, concelho de Coimbra, freguesia de Castelo Viegas.

Obrigada.

Ana Santos Professora Seixal, Portugal 4K

Sobre Anaguéis, José Pedro Machado (Dicionário Etimológico-Onomástico da Língua Portuguesa) não define uma origem precisa, porque esta forma do topónimo parece ter uma variante, "Amagueis": «A variação faz hesitar: será realmente o plural do substantivo masculino anaguel, "tabuleiro em que se deitam as miudezas dos porcos que se matam?"»

Quanto a Almalaguês, Machado, na referida obra, considera que deriva de "Almalague", forma com origem no antropónimo árabe Almalaki. Este nome estaria relacionado com al-mallāk, «proprietário».

José Mário Costa
Classe de Palavras: nome próprio
Áreas Linguísticas: Etimologia; Léxico