Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Outros
José Dias Estudante Valpaços, Portugal 9K

A locução latina ad hoc, significando «para esse efeito; para tal fim; de propósito; adrede; que calha bem», tem em Trás-os-Montes o significado de «à sorte; à toa». Pergunto se, só nesta região, tem a expressão citada este específico sentido.

Anabela Castel-Branco Assistente dentária Lisboa, Portugal 8K

Gostaria de saber se me pode ajudar, pois pretendo saber a origem do nome Castel-Branco.

Obrigada.

Margarita Linares Tradutora Havana, Cuba 9K

Descobri recentemente Ciberdúvidas e é de admirar a tarefa que realizam os especialistas. Estou a preparar um trabalho sobre provérbios e frases feitas e precisava da vossa ajuda no sentido de que me informassem qual a expressão que se utiliza em Portugal quando está a chover e faz sol. Conheço as utilizadas em Angola, Cabo Verde e Moçambique, mas preciso da que se utiliza em Portugal.

Margarete Pacheco Estudante São Paulo, Brasil 2K

Na sua opinião, alguns problemas de comunicação interna podem estar relacionados com a falta de adequação do nível de linguagem às situações ou aos interlocutores? Você teria algum exemplo profissional ou particular para citar?

Grata.

André Leitão Estudante Braga, Portugal 4K

Queria apenas fazer-lhes uma questão: será que codominância e co-dominância são verdadeiras variantes linguísticas apenas pelo facto de diferirem num hífen?

Muito obrigado!

Ana Paula Bancária São Paulo, Brasil 4K

Por favor gostaria de saber a origem do ponto de exclamação (quando ele surgiu, para qual finalidade inicialmente, os seus diferentes usos nas diversas culturas...).

Obrigada!

Thais Tacinha Atendente Uberlândia, Brasil 5K

Gostaria de conhecer algumas gírias e expressões do povo do Sudeste, do Sul, do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte do Brasil.

O site de vocês está muito bem elaborado, por isso o motivo de minha solicitação.

Se puderem me ajudar, ficarei muito grata.

Lia Mendonça Estudante Lisboa, Portugal 18K

Gostaria de saber quais são as diferenças mais notórias entre a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, e a Gramática da Língua Portuguesa, de Maria Mateus, Inês Brito, Inês Duarte e Isabel Faria.

Obrigada.

Ana A. Estudante Lisboa, Portugal 16K

Gostaria de saber quais as subclasses dos quantificadores cada e qualquer, dado que não se encontram nas gramáticas que possuo.

Maria Silva Professora Lisboa, Portugal 6K

Estou a conferir a contagem de artigos. Verifico que a contagem inicial estava errada. É correcto dizer: «Justifica-se a conferência»?

Grata pela colaboração.