Te numa estrutura de coordenação
Numa oração divulgada na Diocese de Leiria-Fátima, composta pelo bispo local, uma das partes diz o seguinte:«Dá-me a certeza de não estar só, mas de saber e querer-Te próximo...»
A minha dúvida é se a construção está correcta, ou se não deveria repetir-se o pronome, o que ficaria: «saber-Te e querer-Te próximo...»
Desde já agradeço a resposta.
Maiúsculas e minúsculas com pontos cardeais e nomes de postos e cargos
Na frase: «Estas áreas do norte da Ilha, mais pobres e com dificuldades...», a palavra norte deve ficar em maiúscula?
E o que dizer dos termos:«cónego Jerónimo Dias Leite» Ou «Cónego...»? «capitão Gonçalves Zarco» ou «Capitão Gonçalves Zarco»?
Pronomes átonos te e lhe
Gostaria de saber se está correta a frase: «Esse carro te pertence?»
Eu vejo muita gente usando frases parecidas. Mas o verbo (pertencer), por ser VTDI, não deveria ter uma preposição antes da pessoa, ou seja, o certo não seria somente: «Esse carro lhe pertence?»?
Caso a frase «Esse carro te pertence?» esteja correta, gostaria muito de uma explicação.
Obrigado pela atenção.
As abreviaturas P. e E. D., outra vez
Em relação às abreviaturas P. e E. D., diz-nos a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira que, tendo em conta o contexto sugerido, P. pode significar «para» ou «por», e que E. D. se utiliza para «espera deferimento».
Ainda o bilhão e o bilião
No que diz respeito à questão colocada quanto à legitimidade dos termos "bilhão" e "milhar de milhão" e seus sucedâneos, devo dizer que o Senhor Pereira tem toda a razão. De facto, como se designará então um trilião segundo o princípio do "milhar de milhão"? Um milhar de milhar de milhão?
O que a mim, enquanto português, me mete realmente impressão é o vício de complicar o que é simples por natureza, a mania de seguir os estrangeiros e a teimosia em contrariar os princípios da essência da Lei. É certo que o desrespeito pela Lei é um dos motivos da decadência das civilizações, sem ele não há ordem, mas não será igualmente causa de decadência quando os governantes trocam a sabedoria pela insensatez? Não é verdade que "a Lei é igual para todos e para o bem de todos"? Ora, se a Lei não cumpre este requisito, então é porque não é Lei. Consequentemente, não há legitimidade nela para que haja a exigência do seu cumprimento. Como esta tal norma tem tanta lógica quanto uma açorda sem pão, é óbvio que a única coisa que merece é ser ignorada e considerada extravagância de políticos. Sejamos racionais, meus caros, por amor de Deus!
O significado de teoricamente
Agradeço que me esclareçam sobre a seguinte dúvida, surgida numa discussão entre amigos: O jogador Costinha tem contrato com o Dynamo de Moscovo, mas não tem jogado por opção do treinador. Deve dizer-se: «Teoricamente pertence ao Dynamo, mas na prática não pertence.» ou «Teoricamente não pertence ao Dynamo, mas na prática pertence.» Obrigado.
Protótipos textuais
Os textos lírico e dramático não podem ser inseridos nos protótipos textuais?
Os sinónimos de pedir na expressão «pedir emprestado»
É correto escrever «Vimos solicitar emprestado o...»?
Objecto directo anafórico e catafórico
Gostaria de saber o que são objeto direto anafórico e catafórico e alguns exemplos sobre os mesmos. Também gostaria de alguns exemplos do pronome «ele» como acusativo, e o que é o clítico acusativo, se possível com exemplos. Agradeço desde já.
Pandilha e malta
Os termos «pandilha» e «malta», referidos a grupos de pessoas, estão obrigatoriamente conectados com situações pejorativas?
