DÚVIDAS

Te numa estrutura de coordenação

Numa oração divulgada na Diocese de Leiria-Fátima, composta pelo bispo local, uma das partes diz o seguinte:«Dá-me a certeza de não estar só, mas de saber e querer-Te próximo...»

A minha dúvida é se a construção está correcta, ou se não deveria repetir-se o pronome, o que ficaria: «saber-Te e querer-Te próximo...»

Desde já agradeço a resposta.

Resposta

Podemos considerar o valor destes elementos segundo uma análise estilística. A repetição do pronome pessoal Te dá mais intimidade e reitera a ligação com «Aquele» a quem é dirigida a prece, tanto mais que a religião é a ligação que se repete.

O autor do texto pode ter tido outras razões. Primeira, embora não haja rima, sentimos que existe um ritmo poético; segunda, o verbo querer ganha força por ter sido escolhido para acompanhar o pronome pessoal.

Põem-se-nos ainda algumas questões: querer não vale mais do que saber? Interrogarmo-nos não é uma forma de nos interiorizarmos?

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa