Informação relacionada sobre todos os temas relativos à Montra de Livros
Grandes Dúvidas da Língua Portuguesa
Moderna Gramática Portuguesa
Atualizada pelo novo Acordo Ortográfico
Obra dedicada «aos colegas de magistério, aos alunos e ao público estudioso de língua portuguesa», esta nova edição (a 37.ª) «revista, ampliada e atualizada» da Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, editada pela primeira vez em 1961 — e que consta na Montra de Livros (edição de 2002) — sobressai pela «atualização no plano teórico da descrição do idioma» e pelo «enriquecimento por trazer à discussão e à orientação normativa a maior soma possível de fatos gramaticais levantados pelos ...
Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa
A actualização da grafia da língua portuguesa – seguindo as normas estabelecidas pelo Acordo Ortográfico de 1990 e adoptando «as soluções dadas pela ABL [Academia Brasileira de Letras] ao seu novo Vocabulário» – norteou a elaboração da edição de 2009 do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, que, com «cerca de 146 mil entradas», surge como fruto de um projecto de «criar uma obra ágil e prática» (Mauro de Salles Villar, «Prefácio»).
Grande Dicionário da Língua Portuguesa (2010)
(já segundo o Acordo Ortográfico de 1990)
A edição 2010 do Grande Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora contempla as alterações que a introdução do novo Acordo Ortográfico implica. Trata-se de um dicionário de grande abrangência pelo considerável número de verbetes, o que faz dele o maior dicionário publicado em Portugal. Não sendo sua preocupação exemplificar o uso, dá, no entanto, preciosas indicações acerca da origem das palavras, bem como acerca da sua pronúncia, o que é, hoje, uma mais-valia a ter em conta.
Prontuário
Erros Corrigidos de Português (5.ª edição)
É a 5.ª edição do Prontuário – Erros Corrigidos de Português, da autoria de D´Silvas Filho (presentemente, o mais antigo consultor do Ciberdúvidas), que integra um vocabulário fundamental do novo Acordo Ortográfico, com esclarecimentos de dúvidas sobre o que muda e o que não muda com a presente reforma da escrita da nossa língua. Esta é a primeira novidade em relação à anterior edição (2007), mas não só. Há, ainda, uma actualização do Dicionário Terminológico adoptado em Portugal, depois da revi...
Para Escrever bem
Da autoria de Maria Elena Ortiz Assumpção e Maria Otília Bocchini, Para Escrever bem é uma valiosa ferramenta de trabalho para jornalistas, redactores e para todos os que pretendam escrever com clareza, simplicidade, rigor e correcção.
Trata-se de um livro que fornece recomendações indispensáveis, ou mesmo autênticos pressupostos para escrever bons textos informativos.
Língua e Cultura na Política Externa Portuguesa
O caso dos Estados Unidos da América
Com autoria do ex-presidente da Fundação Luso-Americana (FLAD) e do seu subdirector para a Promoção da Língua Portuguesa nos EUA, Língua e Cultura na Política Externa Portuguesa – o caso dos Estados Unidos da América aborda na sua primeira parte toda a problemática do ensino do português nos Estados Unidos. Na segunda parte, juntam-se alguns elementos estatísticos preciosos sobre a difusão da língua de Camões neste país, quer no que se refere ao ensino secundário, quer quanto ao universit...
Nas Bocas do Mundo
Uma Viagem pelas Histórias das Expressões Portuguesas
Aqui se registam curiosidades de todos os tempos, da época clássica à actualidade, juntamente com o contexto e a origem (nalguns casos, suposta origem...) de cada expressão. Por exemplo, «ser um Adónis», com a génese na Grécia antiga. Ou «canto da sereia», «dar uma panaceia», «estar entusiasmado», «fazer momices», «nó górdio», «[recorrer ao] oráculo», «tomar um afrodisíaco», «trabalhos de Hércules», etc., etc., etc. Do mesmo autor do Dicionário de Insultos.
Dicionário de Falares dos Açores
