Com autoria do ex-presidente da Fundação Luso-Americana (FLAD) e do seu subdirector para a Promoção da Língua Portuguesa nos EUA, Língua e Cultura na Política Externa Portuguesa – o caso dos Estados Unidos da América aborda na sua primeira parte toda a problemática do ensino do português nos Estados Unidos. Na segunda parte, juntam-se alguns elementos estatísticos preciosos sobre a difusão da língua de Camões neste país, quer no que se refere ao ensino secundário, quer quanto ao universitário. Debruça-se igualmente sobre o programa de grande envergadura nesta área, que a FLAD lançou em 2003 – a Iniciativa Língua Portuguesa.
Trata-se de uma obra que é um excelente contributo para o debate sobre políticas da língua portuguesa, partindo de um pressuposto e de uma análise muito correcta da realidade que deveria enformar todas as estratégias da promoção do português no exterior: «a ideia de que a língua e a cultura portuguesas constituem um dos mais importantes recursos estratégicos globais de Portugal e que a sua promoção no mundo traduz-se em relevantes vantagens políticas e económicas para o país».
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações