Poucos meses depois do lançamento da 5.ª edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras, a Porto Editora publica o seu Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa com orientação científica de João Malaca Casteleiro. Destinado ao público que fala e escreve português europeu, este novo instrumento de consulta aplica o Acordo Ortográfico de 1990 a mais de 180 000 vocábulos, que abrangem, como se diz em nota de imprensa, «[…] mais de 5000 vocábulos próprios do português do Brasil, bem como africanismos e asiaticismos, mais de 800 palavras da norma galega do português, mais de 12 500 nomes próprios de pessoas portuguesas e lusófonas e cerca de 8500 topónimos, incluindo termos geográficos relevantes da história mundial». Quatro úteis secções completam a obra: a dos estrangeirismos não adaptados ao português (cerca de 2000 itens); a de abreviaturas e símbolos (cerca de 1500 entradas); a de elementos de formação de palavras (mais de 2500 entradas); e uma parte final preenchida pelo próprio Acordo Ortográfico de 1990.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações