Português na 1.ª pessoa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
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Sr. ministro, sem professores não há ministros!
Princípios que «deviam vir de cima»

«No dia em que já não houver professores, em que todos decidirem ir embora, talvez o sr. ministro [da EducaçãoJoão Costa] ou os que vierem se recordem destas palavras: os professores são a base da sociedade» – escreve neste artigo do jornal Público a professora Lúcia Vaz Pedro.

* in jornal Público de 20 de dezembro de 2022.

A concordância do verbo <br>com um numeral percentual
Regra geral e especificidades

Diário de Notícias escreveu em manchete «Jovens fogem do país. 70% ganhava menos de mil euros e lá fora recebe mais de 2 ou 3 mil». Este título deixou dúvidas ao ator Diogo Infante devido à concordância do verbo. Este é o tópico que dá matéria ao apontamento da professora Carla Marques no Páginas de Português, da Antena 2 (18/02/2022).

Cultura, <i>media</i> e eurocentrismo no Brasil
Em defesa da literatura africana de língua portuguesa

«O sistema cultural e mediático oficial e/ou dominante do Brasil, “o segundo país negro do mundo” (depois da Nigéria), é aberta e assumidamente eurocêntrico, para não ser mais preciso e dizer “norte-americanocêntrico”» – aescreve o jornalista e escritor angolano João Melo em artigo  publicado no Jornal de Angola em 14 de dezembro de 2022.

 

 

Os verbos impessoais no ensino de Português <br> como Língua Estrangeira
O que estará por detrás do erro «você chove»?

«Há uns tempos, deparei-me com a expressão «você chove», que me levou a refletir sobre a forma como os verbos impessoais são abordados nas aulas de PLE. Afinal, tinha um aluno na sala que assumia o pronome você como sendo expletivo e que verbos impessoais (como chover) têm sujeito gramatical.» 

Artigo da professora portuguesa  Inês Gama sobre o ensino de pronomes pessoais e dos verbos impessoais em português como língua estrangeira (PLE).

A <i>Platô</i>, os projetos pluricêntricos do IILP <br> e as coincidências
O fim de um ciclo e o começo de outro em 2023

«Os artigos integrados no n.º 9 da Platô constituem versões escritas e aprofundadas das contribuições apresentadas durante a 2.ª Reunião Técnica do projeto Terminologias Científicas e Técnicas Comuns (TCTC), que teve lugar em Brasília, em novembro de 2021.»

Crónica da linguista Margarita Correia incluída no Diário de Notícias em 12 de dezembro de 2022, a respeito do lançamento do número n.º 9 da revista Platô, com o qual se assinala, além dos 12 anos da aprovação do projeto do Vocabulário Ortográfico Comum (VOC) pelo Conselho Científico do IILP (Brasília, 06-08/12/2010), o fim de um ciclo na atividade do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), com a conclusão do VOC e do projeto das TCTC.

A inclusão ou exclusão das palavras
«Armas de destruição maciça»

«Um dos maiores problemas com que a linguagem inclusiva se depara é com o modelo patriarcal e machista da sociedade que modela os idiomas», sustenta neste artigo* a deputada do Bloco de EsquerdaAlexandra Manes.

 

Artigo transcrito, com a devida vénia, da página Esquerda.net

A que classe de palavras pertence <i>muito</i>?
Uma palavra que pode pertencer a várias classes

Nas frases «Este livro é muito interessante» e «Ao ler o livro fiquei com muito medo», a que classe de palavras pertence a palavra muito? Esta é a questão que funciona como ponto de partida para a dúvida da semana, apontamento de Inês Gama no programa Páginas de Português da Antena 2, em 11 de dezembro de 2022.

<i>Expletivo</i> = «palavrão»?!
Um caso de sinonímia inusitada

Na cobertura jornalística dos jogos da seleção de Portugal no Campeonato do Mundo de Futebol, no Catar, ocorre o termo expletivo, em eufemística referência a certos palavrões proferidos em campo. Um apontamento de Paulo J. S. Barata sobre este uso duvidoso da palavra expletivo.

Um caso de conversão
«O olhar é decisivo»

Na frase «O olhar é decisivo», a que classe de palavras pertence a palavra olhar? Esta é a questão que funciona como ponto de partida para a dúvida da semana, apontamento da professora Carla Marques no programa Páginas de Português da Antena 2 (em 4/12/2022).

Sobre o Encontro Nacional <i>Universidade: <br> chave para o futuro</i>
A Reforma Veiga Simão, a internacionalização do português e as universidades

«[A] intensa procura de informação e conhecimento em língua portuguesa (...), alicerçada na dimensão dos países de língua oficial portuguesa e na atual expansão internacional do português, coloca desafios importantes ao Estado e às instituições universitárias [...]» – escreve* a professora universitária e linguista  portuguesa Margarita Correia (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), referindo-se ao Encontro Nacional "Universidade: chave para o futuro", realizado em 7 de dezembro de 2022, no ISCTE, em comemoração da Reforma Veiga Simão e da criação, em 1972, do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.

* in  Diário de Notícias de 5 de dezembro de 2022.