Na sua crónica divulgada no programa Páginas de Português, da Antena 2, a professora Carla Marques reflete sobre o uso da vírgula com orações relativas.
Na sua crónica divulgada no programa Páginas de Português, da Antena 2, a professora Carla Marques reflete sobre o uso da vírgula com orações relativas.
Afetivo de Palavras Perdidas, o último livro de António Mega Ferreira é um convite para entrar na sua coleção pessoal de palavras em desuso, e no esforço por não as deixar eclipsar.
Artigo da jornalista Luciana Leiderfarb, transcrito, com a devida vénia, do semanário português Expresso do dia 6 de janeiro de 2023.
«O que muitos ainda não descobriram [...] é que final já é empregado também como substantivo (sinônimo de fim, oposto a início) pelo menos desde 1873, segundo aponta o dicionário Houaiss» – afirma Gabriel Lagos, escritor e revisor, acerca da aceitabilidade de «final de ano», em texto publicado no mural Língua e Tradição, no Facebook, no dia 31 de dezembro de 2022.
«Refetir, sob perspetivas diversas e abordando temáticas variadas, sobre o mundo global a partir dos povos e das culturas que têm a língua portuguesa como língua do dia a dia» é o propósito do projeto de investigação Em Português, de que resultou a edição da obra Em Português — Falar, Viver e Pensar no Século XXI, explanado neste artigo subscrito pelos seus coordenadores *.
* Fernando Ilharco, Marília dos Santos Lopes, Fernando Chau e Filipe Coelho, coordenadores do projeto de investigação de que resultou a edição do livro Em Português — Falar, Viver e Pensar no Século XXI, in Diário de Noticias de 26 de dezembro de 2022.
«A formação geral dos jovens para os novos tempos deve abandonar a memorização do passado, substituindo-a por uma técnica prática de obter resultados pelo conhecimento onde encontrar as ferramentas úteis, e por um treino de obter soluções para os objetivos pretendidos» — sustenta o autor, em artigo publicado na sua página pessoal, em dezembro de 2022.
«No dia em que já não houver professores, em que todos decidirem ir embora, talvez o sr. ministro [da Educação, João Costa] ou os que vierem se recordem destas palavras: os professores são a base da sociedade» – escreve neste artigo do jornal Público a professora Lúcia Vaz Pedro.
* in jornal Público de 20 de dezembro de 2022.
O Diário de Notícias escreveu em manchete «Jovens fogem do país. 70% ganhava menos de mil euros e lá fora recebe mais de 2 ou 3 mil». Este título deixou dúvidas ao ator Diogo Infante devido à concordância do verbo. Este é o tópico que dá matéria ao apontamento da professora Carla Marques no Páginas de Português, da Antena 2 (18/02/2022).
«O sistema cultural e mediático oficial e/ou dominante do Brasil, “o segundo país negro do mundo” (depois da Nigéria), é aberta e assumidamente eurocêntrico, para não ser mais preciso e dizer “norte-americanocêntrico”» – aescreve o jornalista e escritor angolano João Melo em artigo publicado no Jornal de Angola em 14 de dezembro de 2022.
«Há uns tempos, deparei-me com a expressão «você chove», que me levou a refletir sobre a forma como os verbos impessoais são abordados nas aulas de PLE. Afinal, tinha um aluno na sala que assumia o pronome você como sendo expletivo e que verbos impessoais (como chover) têm sujeito gramatical.»
Artigo da professora portuguesa Inês Gama sobre o ensino de pronomes pessoais e dos verbos impessoais em português como língua estrangeira (PLE).
«Os artigos integrados no n.º 9 da Platô constituem versões escritas e aprofundadas das contribuições apresentadas durante a 2.ª Reunião Técnica do projeto Terminologias Científicas e Técnicas Comuns (TCTC), que teve lugar em Brasília, em novembro de 2021.»
Crónica da linguista Margarita Correia incluída no Diário de Notícias em 12 de dezembro de 2022, a respeito do lançamento do número n.º 9 da revista Platô, com o qual se assinala, além dos 12 anos da aprovação do projeto do Vocabulário Ortográfico Comum (VOC) pelo Conselho Científico do IILP (Brasília, 06-08/12/2010), o fim de um ciclo na atividade do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), com a conclusão do VOC e do projeto das TCTC.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações