A origem do nome Francisco
Os 800 anos da morte de S. Francisco de Assis
«[...] o seu nome não é Francisco, é João. Francisco quer dizer literalmente "francês" [...], será um cognome derivado da sua preferência pela língua dos trovadores, provavelmente também pelo facto de o pai fazer negócios em França [...]. Tornou-se um nome muito popular [...].»
Rui Ramos, "Francisco de Assis, o santo que morreu há 800 anos", E o Resto é História em vídeo/Observador, 06/10/2026
O começo do mês de outubro de 2026 ficou assinalado por uma efeméride importante, sobretudo para a história europeia medieval e de períodos subsequentes: o 8.º centenário da morte de S. Francisco de Assis, ocorrida em 3 de outubro de 1226.
Para uma brevíssima nota sobre o nome em apreço (na verdade, um cognome), refira-se que Francisco de Assis se chamava na realidade Giovanni di Pietro di Bernardone. O primeiro nome do santo, Giovanni, era e é o equivalente italiano de João, com o qual partilha a mesma origem (cognato), a forma latina Iōannēs ou Iōhannēs.
Como o historiador Rui Ramos fez questão de frisar no programa em referência, Francisco – já anteriormente comentado aqui – foi atribuído como cognome e começou por ser um gentílico, provavelmente com origem no latim medieval Franciscus, adaptação de *frankisk, palavra germânica formada por franko, «franco (grupo étnico de língua germênica)» e «livre», e pelo sufixo -isk. Em francês, *frankisk terá evoluído para françois, que veio a fixar-se como nome próprio, sob a forma François, portanto com a mesma origem que Francisco; como nome comum e adjetivo, françois evoluiu e passou a français, ou seja, «francês»1.
Rui Ramos afirma igualmente que o nome Francisco e as formas equivalentes noutras línguas europeias2 rapidamente ganharam popularidade. Acrescente-se que, no reino de Portugal, os registos mais antigos do nome próprio Francisco datarão da passagem do século XIII para o século XIV. São exemplos (sublinhado meu):
(1) «eu, sobredicto, que aquesta carta mandei fazer, reuorej ela danto homeens boons. Que presentes forom: Diago Martijz, clerigo de missa; Ffrancisco Eanes, filho do priol; Francisco Martijz Alfeyrã [...]» (Cartas Portuguesas de D. João de Portel, 1295-1320, in Corpus do Português)
O nome feminino Francisca não será muito mais tardio em português, ao que parece em paralelo com o que aconteceu noutras línguas3:
(2) «Este dom steuam perez froyam foi casado com dona Tereza airas queixada, e fez em ela dona francisca perez e dona oraca perez» ("Livro de Linhagens do Conde D. Pedro", 1344, in Portugaliae Monumenta Historica, Scriptores, p. 223)
Há ainda outros nomes que terão sido motivados por Francisco e Francisca, se bem que apresentem diferente terminação: Franciano/Franciana, Francino/Francina e Francião (sem feminino correspondente), que hoje parecem esquecidos4.
Por último, recorde-se que o hipocorístico (forma de uso familiar) de Francisco é Chico, cuja formação ainda está por compreender cabalmente. Talvez tenha começado pela forma "cisco", truncação de Francisco ainda em época medieval, quando "c" antes de "i" ou "e" soava "ts", resultando daqui a pronúncia "tsisco". Depois, conjetura-se que esta forma tenha sofrido a influência do castelhano chico, «pequeno»5.
Mais haveria a dizer a propósito de S. Francisco de Assis, por exemplo, acerca da origem dos nomes da cidade (Assis) e da região italiana (Úmbria) onde nasceu, ou em relação ao aportuguesamento destas palavras. São tópicos para outro apontamento etimológico.
1 Em Antroponímia Portuguesa (1928, pp. 48/49), o famoso filólogo português Leite de Vasconcelos (1858-1941)1 remete *frankisk para o alemão Fränkisch, gentílico da atual região da Francónia.
2 São exemplos: o já mencionado François, em francês; Francis, em inglês; Franz, em alemão; e Francesco, em italiano.
3 Ver nota 1.
4 Cf. José Joaquim Nunes, "Os nomes de baptismo", Revista Lusitana, vol XXXII, 1934, p. 141.
5 O parágrafo é citação indireta da hipótese que José Pedro Machado expõe no artigo Chico, do seu Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (2003).
Na imagem, pormenor de "Sermão aos Pássaros" (Lenda de São Francisco), fresco da Basílica de São Francisco de Assis atribuído a Giotto di Bondone (c. 1267-1337). Crédito: Wikimedia Commons, domínio público.
