Um erro ziguezagueante e uma "foice" que se vai - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Um erro ziguezagueante e uma "foice" que se vai
Um erro ziguezagueante e uma "foice" que se vai
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 395

 1. Na rubrica Pelourinho, evoca-se  o nome de uma nova rádio – Zigzag – que, por ser portuguesa,  e tendo em conta o seu público (infantil) alvo, tudo concorria para a opção pela  grafia ziguezague, há muito atestada em língua portuguesa. «Foice o tempo»: mensagem mural que recordou a Maria Eugénia Leitão o homófono «foi-se o tempo» e desencadeia toda uma reflexão sobre o tempo que passa, em O Nosso Idioma.

2. No Consultório, abordam-se temas variados: do significado do regionalismo algarvio «e vai roupa» à utilização da vírgula no lugar da conjunção ou, passando pela regência dos nomes informação e ligação e pela sinonímia das preposições ante e perante.

3. Em Portugal, começa neste dia um novo ano letivo (ler notícia aqui). De acordo com o Despacho n.º 6020-A/2018, as aulas são retomadas entre os dias 12 e 17 de setembro, para todos os níveis de ensino não superior – pré-escolar, ensino básico e ensino secundário – e terminam entre 14 e 21 de junho de 2019. Vem, portanto, a propósito assinalar respostas e outros artigos em arquivo, à volta do universo das escolas, agentes decisivos na transmissão da norma-padrão: "Adjetivos relativos a escola"; "Docente e discente"; "Docente"; "Forma de tratamento de professor"; "Aluno"; "Alumnus, alumni = 'antigo aluno', 'antigos alunos'"; "O termo ensino-aprendizagem"; "Os termos aprendizagem e aquisição"; "Escola, norma e variação"; "Escolas do paraíso"; "Uma reflexão sobre o ato de ensinar"; "Discutir a escola"; "Rufias, xícaras e búlis e outras faltas de chá"; "Viver em diversidade". A toda a população escolar, votos de bom trabalho.

4. Decorreu em Lisboa, nos dias 10 e 11 de setembro p. p., a 1.ª Reunião Técnica de Certificação de Competências em Português Língua Estrangeira – Em Busca dos Caminhos Necessários e dos Caminhos Possíveis. Insere-se este encontro na ação do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, com vista ao «planeamento e coordenação de projetos ligados ao fortalecimento da Língua Portuguesa», conforme salienta a declaração da XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, realizada em Santa Maria em 17 e 18 de julho de 2018.

5. O programa Língua de Todos, que vai para o ar na RDP África, na sexta-feira, 14 de setembro, às 13h15* (com repetição no sábado, dia 8/09), entrevista Annabela Rita, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sobre a diversidade e a estetização do português, dando como exemplos o português de Moçambique e referindo-se ainda à questão de um "cânone" da língua portuguesa.

Na Antena 2, o programa Páginas de Português, que tem nova emissão no domingo, 16 de setembro, às 12h30* (com repetição no sábado seguinte, dia 15/09, pelas 15h30), entrevista a mesma especialista sobre a importância da utilização do texto literário nas aulas de português. 

* Os programas Língua de Todos, e Páginas de Português  ficam  disponíveis posteriormente aqui e aqui, . Hora oficial de Portugal continental.