Docente e discente - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Docente e discente

Sou professora de uma instituição de ensino brasileira e devo dizer que gosto muito do Ciberdúvidas, é uma fonte de consulta excelente!

Gostaria que me esclarecessem a seguinte questão: posso utilizar o termo discente como substantivo? Verifiquei no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa [da Academia Brasileira de Letras] que discente é adjetivo, mas tenho lido em vários documentos o termo «o discente». E o que dizer de docente?

Desde já agradeço sua atenção.

Anna Luiza Miranda V. Professora Rio de Janeiro, Brasil 6K

Antes de mais, queremos agradecer as suas calorosas palavras.

Relativamente à questão, embora alguns dicionários registem o termo discente só como adjetivo de dois géneros, outras fontes acolhem a palavra também como substantivo sinónimo de aluno (cf. Dicionário UNESP do Português Contemporâneodicionário da Porto Editora); exemplo: «Os discentes da minha turma têm bons resultados a Matemática.»

Quanto ao termo docente, os dicionários consignam-no como um adjetivo de dois géneros «referente ao ensino ou aquele que ensina; concernente à categoria que compreende todos os envolvidos no governo da Igreja ou no ensino da doutrina cristã» (Dicionário Eletrônico Houaiss, 2001), e como um substantivo de dois géneros sinónimo de professor (idem).

Sara Mourato
Classe de Palavras: substantivo