Natal no Ciberdúvidas, uma pausa até 4 de janeiro
1. O Ciberdúvidas da Língua Portuguesa entra na quadra natalícia com outro ritmo, fechando temporariamente o Consultório, até 4 de janeiro de 2026. O acesso ao formulário para envio de questões fica, portanto, bloqueado até à referida data, mas nas restantes rubricas, mais esporadicamente, apresentam-se novos conteúdos relacionados com atualidades do nosso idioma comum. Além disso, o extenso acervo de respostas, apontamentos e artigos de fundo fica também à disposição de quantos nos acompanham, quer nos países de língua portuguesa, quer em qualquer canto do mundo. A todos, os votos de um Natal feliz e de um 2026 em paz e bom entendimento, sempre em língua portuguesa.
2. No desafio 100% Português, no Facebook, discutiu-se brain rot, literalmente «podridão mental», e as sugestões recebidas pelo Ciberdúvidas não se afastam do que aqui já se propôs como solução vernácula, num artigo da consultora Sara Mourato. Esta rubrica regressa em janeiro de 2026.
3. Quanto aos conteúdos que vão atualizando estas páginas:
– as questões recentes encontram-se aqui.
– os textos das demais rubricas vão sendo assinalados na página principal, entre eles, a apresentação de Inês Gama de um novo número da revista Orientes do Português, e, nas Controvérsias, um apontamento do gramático Fernando Pestana, relativo à relação entre elaboração da norma e a condição pluricêntrica da língua portuguesa.
4. Temas das rubricas em vídeo: no episódio 54 de "Ciberdúvidas Responde", fala-se da origem do topónimo Minho, que dá nome a um rio e a uma região de Portugal; e, no episódio 49 de "O Ciberdúvidas Vai às Escolas", a professora Carla Marques dá dicas para distinguir os diferentes significados e funções da palavra a na língua portuguesa.
5. Acerca de Língua de Todos e Páginas de Português, programas que Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública de Portuguesa, toda a informação está disponível na página principal e em Notícias.
